FILMES NO CINEMA

Oscar | Votantes estariam fingindo assistir filmes indicados

Publicado em 29/04/25 22:00

Segundo informações de uma matéria da Variety sobre a nova regra do Oscar que obriga os votantes a assistir todos os filmes indicados, trouxe uma informação complicada sobre alguns votantes da principal premiação do cinema. 

Fontes revelaram que alguns votantes fingem que estão assistindo aos filmes, somente para cumprir requisito. Alguns membros, principalmente nos setores Executivo e de Marketing e RP, simplesmente apertam o play no aplicativo da Academia para atender ao requisito de visualização do sistema — e depois silenciam o áudio ou trocam de abas. "O aplicativo só precisa ver que você assistiu", diz um votante. "Ele não sabe se você está sentado ali."

Oscar 2026 | Academia muda regra e vai exigir que votantes assistam aos filmes

Historicamente, assistir a todos os títulos indicados era recomendado, não obrigatório. Os membros recorriam frequentemente a boatos, assessores de imprensa, amigos e familiares para preencher as lacunas. Um executivo da Divisão de Marketing da Academia relembra momentos nas décadas de 1980 e 1990 em que seu chefe entregava uma cédula em branco para o Oscar e dizia: "Você já viu mais do que eu. Preencha isto."

As cédulas eram enviadas pelo correio e, às vezes, preenchidas por assistentes ou até mesmo pelos filhos mais velhos dos votantes. "Ele nunca havia ouvido falar de metade dos filmes, mas votou mesmo assim", diz um executivo, lembrando-se de observar os chefes de estúdio.

Apple TV+ por R$9,90/mês pelos primeiros 3 meses CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Outro membro admitiu que aperta o play antes de sair de casa para ir trabalhar. Muitos reconhecem que os votos são frequentemente motivados por lealdade profissional. "Você acha que estou votando contra a minha própria campanha?", riu um executivo. "Estou votando no que faço."

Oscar 2026 | Academia adiciona regra sobre Inteligência Artificial Generativa

Vale lembrar que o próprio Oscar 2025 teve algumas polêmicas neste sentido. Uma reportagem da Variety publicada perto da cerimônia dizia que muitos dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estariam votanto no filme de Brady Corbet sem ter visto o filme inteiro. De acordo com o veículo, alguns dos votantes ouvidos na matéria dizem que a duração extensa e o tema pesado prejudicaram a sessão.

A revista também aponta que os membros da Academia se interessaram por filmes mais leves esse ano, incluindo títulos que dessem algum escapismo da atual situação política americana e dos incêndios que atingiram Los Angeles. Entre os longas beneficiados por esse desejo, a Variety citou Um Completo Desconhecido e Wicked.

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também