Thunderbolts* Explicado | Como o filme prepara o MCU para Vingadores: Doomsday
Publicado em 29/04/25 15:00
Como último filme da Fase 5 do MCU, Thunderbolts* tem também o objetivo de preparar o terreno para a Fase 6, que terá Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Vingadores: Doomday e Vingadores: Guerras Secretas. E, como o filme do Quarteto se passa em outro universo, este é nosso último capítulo na Terra 616 antes da chegada do Doutor Destino de Robert Downey Jr..
O filme cumpre essa função de duas formas: com o que é revelado sobre os Vingadores, e com a última cena pós-créditos. Para saber mais, precisamos entrar em spoilers! Se não quer saber mais, pare por aqui. Os spoilers começam após o vídeo abaixo.
Como Thunderbolts* prepara Vingadores: Doomsday?
Como dissemos, há duas coisas muito importantes que Thunderbolts* revela no preparo para o Doomsday. A primeira é que este time é, de fato, a nova versão dos Vingadores. Eles assumem o posto quase acidentalmente numa jogada de metalinguagem – assim como o universo da Marvel está sem Vingadores no momento, o estúdio da Marvel também precisa de um time de Vingadores – e o filme termina, inclusive, trocando de título para Os Novos Vingadores.
Isso não só esclarece melhor a inclusão de quase todo o elenco de Thunderbolts* em Vingadores: Doomsday como posiciona um conflito interno na Terra, já que Sam Wilson (Anthony Mackie) está montando seu time de Vingadores – sem envolvimento do governo, diferente deste – em paralelo. Quando o Destino chegar, os heróis da Terra estarão divididos.
Como a cena pós-créditos de Thunderbolts* prepara Vingadores: Doomsday
A revelação sobre o time de Sam é, aliás, feita na segunda pós-créditos de Thunderbolts*, quando o time está discutindo sua baixa aprovação na Torre dos Vingadores. A conversa, que fala também de uma misteriosa crise no espaço sideral, acontece 14 meses após o fim do filme e é interrompida pelo alerta da entrada de uma nave misteriosa nos cosmos próximo ao planeta.
Quando os Novos Vingadores colocam o sinal de um satélite no telão, eles recebem a informação de que a nave veio de outra dimensão e observam, na lateral do veículo, o símbolo do Quarteto Fantástico.
Em outras palavras, seja no filme do Quarteto, ou seja em Vingadores: Doomsday, o time formado por Reed Richards (Pedro Pascal), Sue Storm (Vanessa Kirby), Johnny Storm (Joseph Quinn) e Ben Grimm (Ebon Moss-Bachrach) vai deixar seu universo e irá à Terra do MCU, e os Novos Vingadores estarão os esperando.
Fonte: Omelete // Guilherme Jacobs