FILMES NO CINEMA

Morre Stuart Craig, vencedor do Oscar que criou cenários de Harry Potter

Publicado em 09/09/25 19:00

Segundo informações do British Film Designers Guild, o produtor de design e diretor de arte Stuart Craig, vencedor do Oscar por trabalhos em longas como O Paciente InglêsLigações Perigosas Ghandi

A confirmação veio com uma mensagem de dos membros da BFDG, Neil Lamont, no Facebook“É com grande tristeza que informo que meu amigo e mentor, o designer de produção Stuart Craig, faleceu na noite passada, 7 de setembro de 2025, aos 83 anos, após uma longa batalha contra a doença de Parkinson”, escreveu Lamont. "Stuart era o designer de cinema mais reverenciado do Reino Unido e, provavelmente, dos cinemas... um verdadeiro gigante!".

Angela Ro Ro morre no Rio de Janeiro, aos 75 anos
Rick Davies, do Supertramp, morre aos 81 anos

Craig ganhou o Oscar por Ghandi em 1983, e depois ganhou a segunda estatueta por Ligações Perigosas em 1989. Em 1997, ele ganhou o terceiro Oscar por O Paciente Inglês, quando conheceu Lamont. “Stuart e eu trabalhamos juntos pela primeira vez em O Paciente Inglês. Voar para Túnis para encontrá-lo foi um dos dias mais importantes da minha carreira”, escreveu ele. “Logo depois do aeroporto, em um reconhecimento de um prédio abandonado e em ruínas, 40 graus, nervoso, e provavelmente fiz um dos piores levantamentos de locação já feitos. Acontece que, posteriormente, encontramos lugares melhores. As experiências que tive neste filme não só me permitiram ver o talento de Stuart, seus belos esboços, desenhos a lápis e sua visão, mas também a maneira como ele se comportava em todas as esferas da vida, no estúdio, no carro, nos restaurantes. Um verdadeiro cavalheiro, com graça, gentileza e humildade.”

Paramount+ | Garanta sua assinatura do streaming aqui CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Craig também trabalho no design de produção da franquia Harry Pottertrabalhando nos filmes da série principal e também com Animais Fantásticos e Onde Habitam

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também