FILMES NO CINEMA

Morre Jean-Claude Bernadet, pesquisador do cinema brasileiro, aos 88 anos

Publicado em 12/07/25 12:00

O pesquisador, teórico, crítico e cineasta Jean-Claude Bernadet morreu neste sábado (12) aos 88 anos. A morte foi confirmada à Folha de S. Paulo pelo cineasta Fábio Rogério, que o acompanhou na internação final no Hospital Samaritano, em São Paulo.

A causa da morte não foi divulgada, mas o intelectual convivia com o diagnótico de HIV e um câncer reincidente na próstata. O velório acontece na Cinemateca Brasileira, que ainda não divulgou horários.

Bernadet é considerado um dos principais pensadores do cinema brasileiro, ao lado de Paulo Emílio Salles Gomes. Como pesquisador e teórico, escreveu dezenas de livros sobre a história audiovisual do país. Publicou trabalhos de destaque sobre o cinema novo, Julio Bressane, Rogério Sganzerla e Humberto Mauro, além do fundamental Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro, de 1995.

Nascido na Bélgica e criado na França, o pesquisador se mudou para São Paulo em 1949, o autor começou a carreira no país escrevendo no Suplemento Literário do Estado de S. Paulo em 1950. Doutor pela Universidade de São Paulo, a USP, foi um dos fundadores da Universidade de Brasília.

Jean-Claude Bernadet ainda trabalhou como roteirista em uma dezenha de filmes, incluindo O Caso dos Irmãos Naves, dirigido por Luiz Sérgio Person em 1967, e Um Céu de Estrelas, lançado por Tata Amaral em 1996. Ele dirigiu ainda o média São Paulo - Sinfonia e Cacofonia em 1994.

O pensador deixa a filha Ligia, fruto de seu casamento com Lucila Ribeiro.

load_js();

Fonte: Omelete // Pedro Strazza

Veja também