O Último Azul | Cinema nacional resistiu e evoluiu, diz Rodrigo Santoro
Publicado em 16/08/25 18:00
O premiado filme brasileiro O Último Azul, estrelado por Rodrigo Santoro, ganhou uma exibição especial no Festival de Gramado e o ator deu uma entrevista ao Omelete sobre o momento do cinema nacional.
"O cinema nacional, nos últimos 20 anos, resistiu e agora ganhou reconhecimento mundial. O Último Azul ganhando Berlim, O Agente Secreto vencendo Cannes e Ainda Estou Aqui vencendo o Oscar. Os maiores festivais do mundo", disse o artista. "A gente pode dizer que vivemos os momentos mais potentes do cinema nacional. De lá pra cá, nosso cinema só fez crescer, se solidificar numa busca de identidade, e o Último Azul é um ótimo exemplo pela temática, que lida com etarismo e é um tema universal", opinou.
Santoro foi ainda homenageado no evento, onde recebeu o Kikito de Cristal pela sua carreira. Confira a entrevista completa no vídeo acima.
O Último Azul | Walter Salles comemora prêmio no Festival de Berlim EXCLUSIVO: veja mais filmes e séries imperdíveis e imagens inéditasTudo sobre o filme brasileiro O Último Azul
Dirigido por Gabriel Mascaro (Boi Neon; Divino Amor), O Último Azul será o filme de abertura do Festival de Gramado deste ano, que em sua 53ª edição, acontecerá entre os dias 13 e 23 de agosto. A estreia no circuito comercial acontece no mesmo mês.
“Quando fazemos filme brasileiro, o que mais queremos é mostrá-lo para o Brasil. E finalmente, depois de uma linda trajetória em festivais, a gente vai poder estrear no Brasil no Festival de Gramado, e logo em seguida entrar em cartaz”, diz o diretor, Gabriel Mascaro. “Tem sido muito bonito ver um personagem que, de maneira muito universal, fala tanto sobre várias culturas – uma personagem idosa em busca do seu sonho, encontrando o seu desejo. É muito lindo ver um longa filmado na Amazônia, no Brasil, encontrar ressonância com tantas culturas diferentes”, concluiu.
O Último Azul | Premiado filme brasileiro ganha imagem inédita; confira 30+ Filmes e Séries Brasileiros Imperdíveis em 2025A obra de Mascaro foi premiada com o Urso de Prata no Festival de Berlim 2025, e foi exibido em outros 13 festivais pelo mundo - incluindo países como China, República Tcheca, Islândia, México, Polônia, Taiwan, Reino Unido e Uruguai.
Protagonizado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás no elenco, o longa é situado na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida.
O Último Azul | Rodrigo Santoro celebra prêmio do Festival de BerlimAntes de seu exílio compulsório, Tereza (Denise), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo. Uma aventura sobre resistência e amadurecimento ao longo dos rios da Amazônia.
A estreia no circuito comercial brasileiro acontece em 28 de agosto, com distribuição da Vitrine Filmes.
Fonte: Omelete // Thiago Romariz