FILMES NO CINEMA

Donald Trump vai se reunir com estúdios de Hollywood: "não quero prejudicar"

Publicado em 05/05/25 17:00

No dia seguinta ao anúncio de que vai aplicar 100% de aumento na tarifa de impostos para a produção de filmes fora do país, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, comentou o assunto em coletiva de imprensa na Casa Branca. Trump afirmou que quer fazer os estúdios "felizes" e disse que vai se reunir com as empresas. (via Variety)

Donald Trump quer aplicar tarifas de 100% em filmes feitos fora dos EUA, entenda CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico! Vingadores, A Odisseia e mais: Filmes que seriam afetados pelas tarifas de Trump

“Não quero prejudicar a indústria; quero ajudá-la”, disse ele. "Vamos nos reunir com a indústria. Quero ter certeza de que eles estão satisfeitos, porque o que nos importa são os empregos", disse ele no Salão Oval, segundo a CNBC .

Quais produções seriam impactadas?

Grandes estúdios de Hollywood filmam seus maiores projetos fora dos EUA há anos, para aproveitar não só cenários variados como também incentivos fiscais oferecidos em diversos pontos do mundo. Missão: Impossível - O Acerto Final, por exemplo, usa seus créditos fiscais no Reino Unido e em outros territórios para compensar o orçamento. Um Filme Minecraft, maior sucesso do ano até agora, foi filmado principalmente na Nova Zelândia com parte da produção no Canadá. Outros filmes nesta situação incluem a franquia Avatar, de James Cameron e o vindouro Vingadores: Doomsday.

Não ficou claro, entretanto, se a nova medida abrange também estas produções, ou apenas filmes originários em outros territórios. Fica, portanto, a dúvida se a medida, quando oficializada, poderá trapalhar não só produções originais de outros países, mas também filmes americanos de grande orçamento, de estúdios como ParamountWarner e Disney.

Prime Video: assine grátis por 30 dias

E o streaming?

O presidente não menciona séries e produções para o streaming, deixando a dúvida se tais produções também seriam impactadas. Vale notar que a Netflix produz boa parte de seu catálogo fora dos Estados Unidos, incluindo séries originais como Black Mirror Bridgerton. É improvável que tais medidas ajudem a recuperar Hollywood, apontando, na verdade, um caminho no qual toda a indústria americana seria prejudicada. Vale lembrar que gravações fora dos EUA são comuns na indústria desde sempre. A trilogia original de Star Wars, por exemplo, foi inteiramente filmada fora dos EUA. O processo apenas foi intensificado em virtude dos incentivos fiscais oferecidos em outros territórios.

Até o momento, há mais dúvidas do que respostas. Mais esclarecimentos devem ser dados quando a medida for de fato estabelecida com detalhes revelados pelo departamento de comércio dos EUA. Fique ligado no Omelete para mais novidades.

load_js();

Fonte: Omelete // Alexandre Almeida

Veja também