FILMES NO CINEMA

Paramount critica boicote de Joaquin Phoenix e outros a Israel

Publicado em 12/09/25 21:00

Após a carta aberta do Film Workers for Palestine, que conta com uma lista com vários atores como Joaquin PhoenixEmma Stone e outros, foi criticada pela Paramount, que emitiu um comunicado condenando o boicote.

“Na Paramount, acreditamos no poder da narrativa para conectar e inspirar pessoas, promover o entendimento mútuo e preservar os momentos, ideias e eventos que moldam o mundo que compartilhamos. Esta é a nossa missão criativa”, diz um comunicado da diretora de comunicações da Paramount, Melissa Zukerman.

Emma Stone e mais de mil nomes de Hollywood assinam carta de boicote a Israel

“Não concordamos com os recentes esforços de boicote a cineastas israelenses. Silenciar artistas criativos individuais com base em sua nacionalidade não promove uma melhor compreensão nem promove a causa da paz”, prosseguiu a declaração. “A indústria global do entretenimento deveria incentivar os artistas a contar suas histórias e compartilhar suas ideias com públicos em todo o mundo. Precisamos de mais engajamento e comunicação — não menos.”

Paramount foi o primeiro estúdio a se manifestar contra a carta.  Com mais de 1,2 mil signatários, a carta é explicitamente inspirada no movimento Filmmakers United Against Apartheid (Cineastas Unidos contra o Apartheid), iniciado em 1987, no qual cineastas como Martin ScorseseJonathan Demme fizeram uma promessa semelhante como protesto ao Apartheid na África do Sul.

O texto da carta dá alguns detalhes da ação proposta: "Nós prometemos não exibir nossos filmes, aparecer em pessoa ou trabalhar de qualquer outra forma com instituições cinematográficas israelentes - incluindo festivais, salas de cinema, emissoras de TV e produtoras/estúdios - cúmplices do genocídio".

Superman é inspirado em Israel e Palestina? Veja o que James Gunn disse

De acordo com o documento, exemplos de cumplicidade incluem perpetuar discursos que "suavizam ou justificam o apartheid na Palestina", mas também "firmar qualquer tipo de parceria com o governo" israelense durante este período.

A lista de signatários da carta inclui diretores como Adam McKay (A Grande Aposta), Asif Kapadia (Amy), Ava DuVernay (Selma), Joshua Oppenheimer (OAto de Matar), Lukas Dhont (Close), Boots Riley (Desculpe te Incomodar) e Yorgos Lanthimos (A Favorita).

Membro da produção de Sem Chão, doc vencedor do Oscar, é morto na Palestina

Já entre os atores, destaque para Ayo Edebiri (O Urso), Cynthia Nixon (Sex and the City), Gael García Bernal (Diários de Motocicleta), Hannah Einbinder (Hacks), Ilana Glazer (Broad City), Javier Bardem (Duna), Josh O’Connor (Rivais), Mark Ruffalo (Os Vingadores), Melissa Barrera (Pânico), Olivia Colman (Os Roses), Riz Ahmed (O Som do Silêncio), Susan Sarandon (Thelma & Louise), Tilda Swinton (Doutor Estranho), Emma Stone (Pobres Criaturas), Peter Sarsgaard (Setembro 5), Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores) e Elliot Page (Umbrella Academy).

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também