O Agente Secreto | Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido celebram uso do cinema
Publicado em 12/09/25 17:00
Em entrevista exclusiva ao Omelete, os astores Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido celebram o uso do cinema na narrativa de O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho.
Perguntados por Guilherme Jacobs sobre se reencontrar no cinema São Luiz, um espaço importante para a trama do filme, Wagner respondeu: "Essa é uma cena fundamental do filme, a cena em que eu e Maria Fernanda nos encontramos. Não quero dar spoiler, mas talvez seja a cena mais importante do filme. O Kleber tem uma forma de escrever que é muito curiosa, ele não segue nenhum manual de roteiro. Essa cena vai acontecer depois de mais de uma hora do filme, lá pela página 100 [do roteiro]. E é uma cena que faz com que o espectador junte um quebra-cabeças que começou a ser montado no começo do filme".
"Quando li o roteiro e vi que essa cena que o Wagner descreveu se passa dentro de um cinema eu falei: 'Nossa, isso é genial!'. É muito significativo, é muito simbólico, né? Tem todo o cinema por trás disso, e aí, pra nós, foi uma honra poder fazer uma cena dentro desse lugar icônico, esse equipamento cultural potente de Recife pra contar essa história. E essa cena acontece justamente dentro de um cinema, desse lugar que é um templo pra nós", completou Maria Fernanda Cândido.
"É uma vida [do diretor] dedicada ao cinema, tem essa herança da mãe. Uma vida vivida para o cinema, pelo cinema, como o cinema. É bonito de ver esse cara vocacionado que escreve um roteiro desse e dirige dessa maneira brilhante, linda, com um trabalho que tem uma assinatura muito própria. Se você pega a cinematografia dele você percebe uma assinatura muito clara", concluiu a atriz.
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
Crítica: O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que também assina o roteiro.
O Agente Secreto | Wagner Moura tem chances de Oscar?No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
No Brasil, O Agente Secreto chega aos cinemas em 6 de novembro com distribuição da Vitrine Filmes.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore