FILMES NO CINEMA

O Agente Secreto é o representante brasileiro na corrida do Oscar

Publicado em 15/09/25 13:00

O filme O Agente Secreto foi o escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A seleção foi feita pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira (15).

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Dirigido por Kleber Mendonça Filho/Marianna Brennand, o longa foi indicado após uma semana tumultuada de campanha, marcada por uma disputa polêmica na reta final.

O filme não escolhido ainda pode competir em outras categorias do Oscar, apenas não na de Melhor Filme Internacional, onde cada país envia seu representante. Ainda assim, historicamente, é raro ver mais de um filme de cada país disputando, então normalmente cada comissão foca em seu selecionado.

Tudo sobre O Agente Secreto

Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

Crítica: O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970

O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda CândidoGabriel LeoneCarlos FranciscoAlice CarvalhoRoberto DiogenesHermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que também assina o roteiro.

O Agente Secreto | Wagner Moura tem chances de Oscar? O Agente Secreto | Wagner Moura fala sobre retorno ao Brasil

No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.

No Brasil, O Agente Secreto chega aos cinemas em 6 de novembro com distribuição da Vitrine Filmes.

load_js();

Fonte: Omelete // Júlia Henn

Veja também