Manas | Membro da Academia de Cinema defende Mariana Brennand após polêmica
Publicado em 15/09/25 14:00
Após a suposta fala polêmica do produtor Rodrigo Teixeira em defesa de Manas como representante do Brasil no Oscar 2026, a internet discutiu a possível escolha do filme de Mariana Brennand, e a cineasta acabou atacada por diversos usuários. Agora, Teixeira abordou o assunto durante transmissão da Academia Brasileira de Cinema
"Eu acho que essa questão levada para fora, como o próprio jornalista divulgou, que foi vazado para ele... Essa é uma fala minha, então posso falar com tranquilidade, não tem problema. Eu acho que o Brasil tinha sim condição de ter mais votos eventualmente com outro filme. Mas era apenas uma opinião, não tinha uma decisão tomada. Não era pra ter gerado polêmica, não era pra terem feito o que fizeram com a Mariana Brennand. Vou deixar isso público aqui. Porque houve um ataque à Mariana Brennand", começou o produtor. "Ela não precisa sofrer o que ela sofreu. Estamos aqui escolhendo um filme para representar o Brasil. E o escolhido é o que todos aparentemente queriam, não teve uma grande discussão. Todos reconhecem os méritos do Agente Secreto nessa comissão. Mas o que a Marianna Brennand sofreu, causado por um suposto vazamento de algo que foi dito por um jornalista que não tinha o contexto de como foi dito, fez com que a Mariana fosse acusada e julgada pela internet, e sofresse uma série de ataques pessoais. E eu acho isso muito equivocado", continuou.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!"A gente não tá aqui para isso. A abertura da minha fala (...) foi que a gente tem uma votação legal, honesta e que não se crie rivalidade entre filmes. Essa foi a minha fala, que pelo visto não chegou ao ouvido do jornalista, que fez a divulgação pelo Twitter. E a matéria dele foi uma coisa, a publiação no Twitter foi outra. Não tenho receio de sofrer retaliação do jornalista. A gente tem que tomar muito ciudado com o que foi feito com a Mariana. Muito cuidado. A escolha é O Agente Secreto e estamos todos muito felizes com nossa escolha. Todos desta comissão. Todos estão felizes. Mas ninguém ficou feliz com o que foi feito com a Mariana Brennand. E foi algo causado pela imprensa, infelizmente", disse Teixeira sobre a repercussão.
"Isso não é possível, não deveria existir. Não queremos criar rivalidade. É muito difícil fazer cinema no Brasil. É complicadíssimo uma mulher ter destaque, um filme nordestino chegar onde está chegando. É complicadíssimo a Neon comprar um filme brasileiro. Quantos filmes brasilerios a Neon comprou? Não comprou Ainda Estou Aqui e comprou O Agente Secreto. Assim como é muito importante o Sean Penn e a Julia Roberts falarem bem do Manas, porque a gente tá atingindo um alto nível de Hollywood. Os gostos pessoais de cada um a gente respeita. Mas o que o jornalista recebeu de informação, não apurou de forma correta. Eu só quis falar porque fui eu que falei", concluiu.
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
Crítica: O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que também assina o roteiro.
O Agente Secreto | Wagner Moura tem chances de Oscar? O Agente Secreto | Wagner Moura fala sobre retorno ao BrasilNo Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
No Brasil, O Agente Secreto chega aos cinemas em 6 de novembro com distribuição da Vitrine Filmes.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore