FILMES NO CINEMA

"A IA pode se f****", dispara Guillermo del Toro no Lumière Film Festival

Publicado em 17/10/25 22:00

Durante a 17ª edição do Lumière Film Festival na França, antes da sessão de Frankenstein no festival, Guillermo del Toro comentou sobre a inteligência artificial generativa e foi sucinto sobre o uso da ferramenta para "criar arte". 

del Toro comentou sobre o momento atual e o uso da inteligência artificial para criar um suposto tipo de arte. “Vivemos em tempos perigosos – tempos em que temos vergonha das nossas emoções, em que nos dizem que a arte não é importante e que podemos fazer arte numa p*rra de um aplicativo...”

Frankenstein | Cena mostra criação do monstro vivido por Jacob Elordi, assista

“Quando nos roubam a arte e a emoção, isso nos leva à estética do fascismo”, disse del Toro. “Neste filme, todos os cenários são reais, a decoração é em tamanho humano, há miniaturas meticulosamente criadas... É uma ópera, feita por humanos para humanos. É um filme que está lá para nos lembrar que a arte não é apenas necessária, é urgente. E a IA pode se f*der!”

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

O diretor foi agraciado com aplausos após as falas, e quando a plateia terminou de ovacioná-lo, Del Toro finalizou com um sono "Viva Mexico, Cabrones!"

Tudo sobre Frankenstein 

Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres. Conhecido por sua empatia pelas criaturas e grandes filmes de terror, Del Toro já trabalhou com a Netflix na animação stop-motion Pinóquio, que venceu o Oscar de Melhor Animação. Depois de Frankenstein, ele adaptará O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro, também em stop-motion, com a Netflix.

Crítica de Frankenstein | Jacob Elordi tem atuação monstruosa no morno filme de Del Toro

O filme de Frankenstein de Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água, traz Oscar Isaac (Duna) como o doutor Frankenstein e Jacob Elordi (Euphoria, Saltburn) como seu Monstro. Mia Goth (Pearl, MaXXXine) está no filme, e especula-se que ela virará a Noiva de Frankenstein.

Charles Dance, Lars Mikkelsen, David Bradley, Christian Convery, Christoph Waltz completam o elenco. Elordi substituiu Andrew Garfield no papel do monstro de Frankenstein, já que Garfield precisou deixar o projeto devido a conflitos em sua agenda. 

Além de chegar à Netflix em 7 de novembro, o filme terá uma rápida exibição nos cinemas dos EUA, em 17 de outubro, para qualificá-lo para o Oscar. No Brasil, ele entra nos cinemas em 23 de outubro.
load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também