James Cameron foi entrevistado por guarda costeira no caso do submarino Titan
Publicado em 17/10/25 17:00
O trabalho à frente de Titanic (1997) parece ter conferido a James Cameron certa expertise para falar de desastres marítimos - ao menos, na opinião da guarda costeira norte-americana.
Geek Power 2025 | Participe da pesquisa que define o perfil geek do BrasilO portal Discussing Film revelou, em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), que "um misterioso especialista em submersíveis" foi entrevistado pela instituição durante a investigação em torno da implosão do submarino Titan, há mais de dois anos.
Ao que tudo indica, o "especialista" em questão seria Cameron. A conclusão se torna ainda mais evidente em um dos trechos do depoimento transcrito. "Bem, tenho certeza de que você conhece meu filme Titanic", diz o entrevistado em uma de suas declarações.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!O submarino Titan implodiu em junho de 2023, durante uma expedição pelos destroços do navio Titanic - cujo naufrágio inspirou o longa de Cameron - no fundo do oceano. Todas as cinco pessoas a bordo morreram no desastre.
À época do acidente, o cineasta chegou a comentar a tragédia do submarino desaparecido, destacando semelhanças com o caso de Titanic, em 1912:
"Estou chocado com a similaridade com o desastre do próprio Titanic, no qual o capitão foi avisado diversas vezes sobre o gelo à frente de seu navio, mas que continuou a toda velocidade em um campo de gelo", ele iniciou. "É imprescindível que as pessoas entendam que o mergulho profundo com submersível é uma arte madura".
Paramount+ | Garanta sua assinatura do streaming aquiAlém de dirigir Titanic, Cameron já compartilhou algumas de suas desventuras marítimas no documentário Fantasmas do Abismo. Com narração de Bill Paxton (Big Love), o documentário investiga os escombros do Titanic por completo junto a uma equipe de cientistas, cineastas e historiadores.
Ele também teve de desmentir rumores de que estaria preparando um filme sobre o desastre do submarino OceanGate. "Eu geralmente não respondo a rumores ofensivos da mídia, mas eu preciso agora. Eu NÃO estou em conversas sobre um filme sobre o OceanGate, e nunca estarei", declarou na ocasião, por meio de suas redes sociais.
Fonte: Omelete // Felipe Brandão