Frankenstein | Guillermo del Toro se recusou a usar IA: "não quero simulações"
Publicado em 20/08/25 15:00
O Frankenstein de Guillermo del Toro terá seu lançamento mundial em poucos dias no Festival de Veneza e logo depois estará no Festival de Toronto, começando sua jornada de olho na temporada de premiações. Um dos assuntos mais debatidos dos prêmios em 2025 foi o uso de Inteligência Artificial e parece que o novo filme do monstro de Mary Shelley não terá esse problema.
O diretor mexicano afirmou em entrevista à Variety que recusou a fazer Frankenstein com muitos efeitos visuais e telas verde, pois quer ver cenários reais na tela. "Não quero digital. Não quero IA. Não quero simulação. Quero artesanato à moda antiga. Quero pessoas pintando, construindo, martelando, rebocando", disse o vencedor de três Oscar.
Frankenstein vai sair nos cinemas brasileiros em 23 de outubro. A distribuição nos cinemas será da O2 Play. Com isso, Frankenstein é o terceiro filme da Netflix de 2025 que sairá nos cinemas do Brasil; Jay Kelly e Casa de Dinamite também vão.
Tudo sobre Frankenstein
Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres. Conhecido por sua empatia pelas criaturas e grandes filmes de terror, Del Toro já trabalhou com a Netflix na animação stop-motion Pinóquio, que venceu o Oscar de Melhor Animação. Depois de Frankenstein, ele adaptará O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro, também em stop-motion, com a Netflix.
O filme de Frankenstein de Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água, traz Oscar Isaac (Duna) como o doutor Frankenstein e Jacob Elordi (Euphoria, Saltburn) como seu Monstro. Mia Goth (Pearl, MaXXXine) está no filme, e especula-se que ela virará a Noiva de Frankenstein.
AppleTV+: Experimente grátis por 7 diasCharles Dance, Lars Mikkelsen, David Bradley, Christian Convery, Christoph Waltz completam o elenco. Elordi substituiu Andrew Garfield no papel do monstro de Frankenstein, já que Garfield precisou deixar o projeto devido a conflitos em sua agenda.
Guillermo Del Toro abandona quarto mal-assombrado: "Tem algo lá dentro comigo" Foto do set de Frankenstein indica adaptação de passagem importante do livroAlém de chegar à Netflix em 7 de novembro, o filme terá uma rápida exibição nos cinemas dos EUA, em 17 de outubro, para qualificá-lo para o Oscar. No Brasil, ele entran o cinema em 23 de outubro.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida