Nosferatu ganhará versão brasileira, veja primeiras imagens
Publicado em 20/08/25 16:00
Nosferatu vai ganhar versão brasileira. A releitura da história do vampiro, pilar do cinema de terror, foi dirigida por Cristiano Burlan (A Mãe) e fará sua estreia mundial na edição de 60 anos do Festival de Brasília, que acontece entre os dias 12 e 20 de setembro.
Todo rodado em preto-e-branco, o filme marca o adeus ao crítico e pensador Jean-Claude Bernardet, que faleceu em julho deste ano. O diretor afirmou que decidiu fazer uma versão livre do personagem-ícone do Expressionismo Alemão, permitindo que sua abordagem para o terror passasse pela angústia de alguém que vive em fuga e não consegue se livrar de fantasmas do passado e do presente.
Nosferatu traz muitas cenas rodadas em cima de um palco, homenageando a arte da representação e a experiência de fazer cinema.
Tudo sobre Nosferatu, de Robert Eggers
[Crítica] Nosferatu foge do “horror elevado” para brincar com o melodrama sombrio da vidaUm dos primeiros clássicos do terror, Nosferatu foi lançado em 1922 com direção do lendário F.W. Murnau e tinha Max Schreck no papel do Conde Orlok. Uma adaptação então não-autorizada de Drácula de Bram Stoker, o filme mostra o vampiro perseguindo Ellen, a esposa de um corretor chamado Thomas que tem o azar de ser enviado para seu castelo com o intuito de ajudar o Conde a adquirir uma mansão na cidade alemã de Wisborg, onde ele mora com a mulher.
O filme se tornou um dos maiores e mais importantes do cinema, e ganhou um remake pelo grande cineasta Werner Herzog nos anos 1970. Agora, Robert Eggers (O Farol, A Bruxa e O Homem do Norte) se tornou o mais novo diretor a adaptar Nosferatu, um filme que ele descreve como o projeto de sua vida.
[Entrevista] Robert Eggers defende cinema de terror: “Não é um filme B, é importante” [Entrevista] Robert Eggers proibiu improvisação no set, diz Aaron Taylor-Johnson [Entrevista] Rose Depp sobre cenas de possessão: “Tive que cuidar da minha sanidade” [Entrevista] Eggers fez Nosferatu no teatro aos 18 anos: “É a história perfeita para mim” [Entrevista] Nicholas Hoult: Ter o sangue sugado por Bill Skarsgård foi “transcendental”No remake de Nosferatu, a jovem Ellen (Lily-Rose Depp) e o seu marido, o incauto corretor Thomas (Nicholas Hoult), se tornam a obsessão do vampiro centenário do título, vivido agora por Bill Skarsgard. O elenco ainda conta com Willem Dafoe e Aaron Taylor-Johnson.
Nosferatu já está disponível para streaming no Prime Video.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida