FILMES NO CINEMA

Disney paga US$ 10 milhões por permitir coleta de dados de crianças no YouTube

Publicado em 02/09/25 21:00

Disney foi obrigada a pagar US$ 10 milhões em uma multa civil por permitir a coleta de dados de crianças em vídeos postados no YouTube

A Comissão Federal de Comércio (FTC) alegou que a Disney não classificou os vídeos na plataforma como "Feitos para Crianças". Essa classificação visa cumprir a lei federal que protege crianças de terem seus dados coletados e usados ​​para publicidade direcionada.

Snoop Dogg se desculpa após fazer comentário homofóbico sobre filme da Disney
10 Melhores Séries Para ver no Disney+ Agora (Setembro 2025)

A FTC afirmou em um comunicado que a Disney mudará suas práticas para cumprir a Lei de Proteção à Privacidade Online de Crianças (Children's Online Privacy Protection Act), que exige o consentimento dos pais para a coleta de dados de usuários menores de 13 anos.

“Nossa ordem penaliza o abuso da confiança dos pais pela Disney e, por meio de um programa obrigatório de revisão de vídeo, abre espaço para o futuro da proteção de crianças online — tecnologia de garantia de idade”, disse Andrew Ferguson, presidente da FTC, em um comunicado.

Disney+ | Assine o Streaming de Marvel, Pixar, ESPN e mais

A Disney também emitiu um comunicado sobre a decisão. “Apoiar o bem-estar e a segurança de crianças e famílias é a essência do que fazemos”, afirmou a empresa. “Este acordo não envolve plataformas digitais de propriedade e operadas pela Disney, mas se limita à distribuição de parte do nosso conteúdo na plataforma do YouTube. A Disney tem uma longa tradição de adotar os mais altos padrões de conformidade com as leis de privacidade infantil, e continuamos comprometidos em investir nas ferramentas necessárias para continuarmos sendo líderes nesse setor.”

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Segundo a queixa da FTC, o YouTube teria notificado a Disney em 2020 de que mais de 300 vídeos de vários filmes como Os Incríveis, Toy Story, Viva: A Vida é uma Festa, Enrolados, Frozen e outros não estavam designados como "feito para crianças". 

A Disney obtém uma parcela da receita publicitária do YouTube com seus vídeos e também vende publicidade diretamente. "A falha da Disney em designar corretamente vídeos direcionados a crianças como MFK resulta na coleta de informações pessoais pelo YouTube e na exibição de anúncios direcionados a crianças em nome da Disney", afirma a denúncia.

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também