FILMES NO CINEMA

Bella Ramsey, Paapa Essiedu e mais astros assinam carta de apoio a pessoas trans

Publicado em 30/04/25 09:00

Artisas, diretores e membros técnicos da indústria de filme e televisão no Reino Unido assinaram uma carta de apoio a pessoas transsexuais e pedem por mais respeito à causa trans. Entre os nomes de mais destaque que participam da carta estão Bella Ramsey (The Last of Us), Harris Dickinson (Babygirl), Nicola Couhlan (Bridgerton), Eddie Redmayne (Animais Fantásticos e Onde Habitam), Paapa Essiedu (Gangs of London) e Hayley Atwell (What If).

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Bella Ramsey, que está em The Last of Us, é uma pessoa não-binária, vale lembrar, portante pertencente à comunidade trans. Já Paapa Essiedu se destaca por ter sido escalado como o novo Severo Snape, na série de Harry Potter que será lançada pela HBO e Max.

A carta foi motivada por uma decisão da Suprema Corte do Reino Unido, publicada em 17 de abril, que muda a definição de "mulher" no território, para apenas classificar assim as mulheres cis, que nasceram mulheres de forma biológica. O lobby para a decisão recebeu, inclusive, apoio financeiro de mais de £ 70 mil de JK Rowling, autora de Harry Potter, conhecida por suas posições transfóbicas em redes sociais e em eventos que participa. Rowling chegou a publicar uma foto fumando e bebendo para comemorar a decisão da Suprema Corte.

A carta expressa solidariedade às comunidades trans, não-binárias e intersexo impactadas pela decisão da Suprema Corte. A decisão e as diretrizes subsequentes da Comissão de Igualdade e Direitos Humanos excluirão pessoas trans de muitas instalações exclusivas para pessoas do mesmo sexo, o que impactará toda a indústria, dos sets de filmagem aos cinemas. A carta apela a entidades da indústria e instituições culturais como Bectu, BAFTA, BFI, Directors UK, Picturehouse, BBC, Writers Guild e Channel 4 para que se comprometam a proteger pessoas trans dentro da indústria e suas respectivas organizações.

Pedro Pascal critica J. K. Rowling: "Comportamento de perdedora" Harry Potter | John Lithgow defende nova série em meio a críticas a J.K. Rowling

Nós, profissionais de cinema e televisão abaixo assinados, nos solidarizamos com as comunidades trans, não-binárias e intersexo que foram impactadas pela decisão da Suprema Corte de 17 de abril”, diz o texto. “Gostaríamos de somar nossas vozes aos mais de 2.000 signatários da Carta Aberta de Escritores do Reino Unido à Comunidade Trans, publicada na semana passada, e convocamos membros de nossa indústria e entidades culturais a se juntarem a nós", complementa.

E acrescentou: "O cinema e a televisão são ferramentas poderosas para a empatia e a educação, e acreditamos apaixonadamente na capacidade da tela de mudar corações e mentes. Esta é a nossa oportunidade de estar do lado certo da história".

Executivos de empresas como New Pictures, Sister Pictures, Motive Pictures, Balloon Entertainment, World Productions, Federation Stories, Red Planet Pictures e Objective Fiction também assinaram a carta.

Clique aqui para ler a carta na íntegra, em inglês.

load_js();

Fonte: Omelete // Felipe Vinha

Veja também