FILMES NO CINEMA

Se Não Fosse Você | 5 diferenças entre o filme e o livro de Colleen Hoover

Publicado em 23/10/25 07:01

Mais uma adaptação literária de Colleen Hoover chegou aos cinemas. Depois de É Assim Que Acaba, foi a vez de Se Não Fosse Você ganhar as telonas, em uma versão estrelada por Mckenna Grace, Allison Williams, Mason Thames e Dave Franco

[Crítica] Se Não Fosse Você brilha quando troca o drama pela comédia romântica

Apesar de ser extremamente fiel ao material original, há sim algumas diferenças trazidas pela obra cinematográfica dirigida por Josh Boone. Então confira abaixo cinco diferenças entre o filme e o livro de Se Não Fosse Você, mas já esteja avisado dos spoilers!

Menos flashbacks

Um dos pontos que já fica claro desde o começo é que o filme volta menos ao passado do que a obra de Colleen Hoover. No livro, vemos muito mais do passado de Morgan (Williams) com Jonah (Franco), Jenny (Willa Fitzgerald) e Chris (Scott Eastwood). Isso ajuda a explicar e dar mais profundidade para a relação entre os quatro. Há uma festa em que Morgan percebe que pode estar grávida e o momento em que conta sobre a gravidez para Jonah. No filme, entretanto, vemos apenas um flashback de um momento em que rola um clima entre Morgan e Jonah na piscina.

A vocação de Morgan

No filme, vemos o momento do aniversário de Morgan em que Clara escreve no quadro de sonhos delas que a mãe precisa “encontrar uma paixão". No livro, no entanto, é Morgan quem escreve para si mesma “encontrar algo que me empolgue". Mais tarde, no livro, ela tenta ser professora substituta da escola de Clara, mas termina ainda buscando sua vocação.

Já no longa, ela se descobre em algo diferente: ao redecorar a própria casa, Morgan percebe que gosta e é boa em design de interiores. O filme também reforça muito mais o talento dela para desenhos.

Problemas financeiros

Um grande propulsor de Morgan em encontrar uma vocação é o fato de que o dinheiro deixado de herança pelo marido duraria pouquíssimo tempo para a vida dela e de Clara. No livro, ela faz muitas contas e percebe que precisa começar a trabalhar para que a família consiga se sustentar. No filme, isso nunca é abordado.

As faculdades de Clara e Miller

Um dos momentos mais dramáticos do filme é quando, em seu jantar de aniversário, Clara (Grace) conta para todos os convidados que passou na faculdade de atuação que sempre sonhou. É a gota d’água para Miller (Thames), que revela que ficou na lista de espera. A escolha de faculdades é importante para a história do livro, mas esse conflito específico não acontece na obra de Hoover.

As cartas entre Chris e Jenny

Durante a trama tanto do filme quanto do livro, Jonah e Morgan descobrem juntos as cartas que Chris e Jenny trocaram durante o caso extraconjugal. No momento, os dois decidem não ler o que está escrito, mas as coisas se desenrolam de forma levemente diferente em cada um dos casos. No romance, Jonah fala que as cartas pertencem a Morgan e deixa que ela escolha o que fazer com elas. No final, Morgan decide queimás-la por conta própria. Enquanto isso, no longa-metragem, os dois acabam tomando a decisão juntos e queimam as cartas ao mesmo tempo.

Se Não Fosse Você está em cartaz nos cinemas brasileiros.

load_js();

Fonte: Omelete // Bruna Nobrega

Veja também