Manas, premiado filme brasileiro, finalmente chega ao streaming
Publicado em 22/08/25 16:00
O drama brasileiro Manas, que estreou no Festival de Veneza e colecionou 20 premiações no circuito de festivais desde então, enfim ganhou data para chegar ao streaming.
Crítica: Manas mostra o Brasil que ninguém queria ver, mas deveriaA produção acumulou prêmios importantes ao redor do mundo, como o Director's Award na mostra Giornate degli Autori do Festival de Veneza e em maio deste
ano, a diretora Mariana Brennand recebeu o Women In Motion Award, no Festival de Cannes, pelo seu trabalho no filme.
A produção chega ao catálogo do Telecine no streaming na quarta-feira, dia 27, e tem sua estreia na TV no mesmo dia, às 22h, no Telecine Premium.
Na trama, Marcielle é uma jovem de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó (PA) com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas da mãe, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.
Rodado na Amazônia, o longa traz a estreante Jamilli Correa, no papel principal, Dira Paes, Fátima Macedo e Rômulo Braga, além de atores e atrizes locais da região. O roteiro vencedor do Sam Spiegel International Film Lab é assinado por Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky, Marianna Brennand, Antonia Pellegrino, Camila Agustini e Carolina Benevides. Também integram a equipe o diretor de fotografia Pierre de Kerchove (Paloma), o diretor de arte Marcos Pedroso (Bicho de Sete Cabeças; Motel Destino), a montadora Isabela Monteiro de Castro (O Céu de Suely) e a figurinista Kika Lopes (O Palhaço; Simonal).
Manas é o longa de estreia de Marianna Brennand como diretora, e chega ao streming em 27 de agosto, no Telecine.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida