FILMES NO CINEMA

"Prefiro morrer", diz Guillermo del Toro sobre uso de IA generativa em filmes

Publicado em 25/10/25 16:01

O uso de inteligência artificial está sendo cada vez mais discutido em Hollywood, tornando-se um tópico polêmico por conta das várias formas com que a tecnologia interfere no processo artístico.

Neste debate, o diretor Guillermo del Toro, oito vezes ganhador do Oscar, já deixou sua posição bem clara. Segundo o NPR, o cineasta mexicano disse que "preferia morrer" a utilizar a tecnologia.

"IA, particularmente IA generativa, não me interessa, nem nunca estarei interessado", disse del Toro. "Tenho 61 anos e espero permanecer desinteressado por ela até bater as botas. Outro dia, alguém me mandou um email me perguntando minha opinião sobre IA e minha resposta foi curta. Eu disse, 'prefiro morrer'."

"Minha preocupação não é a inteligência artificial, mas a estupidez natural. É isso que está por trás de tudo de pior que acontece no mundo", declarou o diretor.

A mente por trás da mais nova adaptação cinematográfica de Frankenstein comparou a história do filme com a criação de tecnologias como IA. "Frankenstein se parece com os caras da tecnologia, de certa forma. Ele está meio cego, criando algo sem considerar as consequências e acho que temos que pausar e considerar o caminho que estamos tomando", finalizou.

Na última semana, durante a 17ª edição do Lumière Film Festival na França, antes da sessão de Frankenstein no festival, o cineasta já havia se manifestado sobre o assunto, falando "A IA pode se f****". 

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico! Geek Power 2025 | Participe da pesquisa que define o perfil geek do Brasil

Tudo sobre Frankenstein 

Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres.

Conhecido por sua empatia pelas criaturas e grandes filmes de terror, Del Toro já trabalhou com a Netflix na animação stop-motion Pinóquio, que venceu o Oscar de Melhor Animação. Depois de Frankenstein, ele adaptará O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro, também em stop-motion, com a Netflix.

Crítica de Frankenstein | Jacob Elordi tem atuação monstruosa no morno filme de Del Toro

O filme de Frankenstein de Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água, traz Oscar Isaac (Duna) como o doutor Frankenstein e Jacob Elordi (Euphoria, Saltburn) como seu Monstro. Mia Goth (Pearl, MaXXXine) está no filme, e especula-se que ela virará a Noiva de Frankenstein.

Charles Dance, Lars Mikkelsen, David Bradley, Christian Convery, Christoph Waltz completam o elenco. Elordi substituiu Andrew Garfield no papel do monstro de Frankenstein, já que Garfield precisou deixar o projeto devido a conflitos em sua agenda. 

Além de chegar à Netflix em 7 de novembro, o filme terá uma rápida exibição nos cinemas dos EUA, em 17 de outubro, para qualificá-lo para o Oscar. No Brasil, ele estreou nos cinemas em 23 de outubro.
 

 

load_js();

Fonte: Omelete // Júlia Henn

Veja também