Filme palestino vence “Oscar de Israel” e causa polêmica
Publicado em 17/09/25 14:00
The Sea, drama palestino crítico ao genocídio praticado por Israel, acabou sendo premiado no Ophir Awards, premiação israelense. A decisão gerou grande polêmica e o ministro da cultura de Israel, Miki Zohar, chegou a anunciar o fim do financiamento do evento.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!O drama de Shai Carmeli-Pollak acompanha um menino palestino de 12 anos que vive sob ocupação na Cisjordânia e arrisca a vida, driblando postos de controle militares e a polícia, para ir à praia pela primeira vez em Tel Aviv. Pelo sistema estabelecido pela Academia Israelense de Cinema e Televisão, o vencedor do prêmio Ophir de melhor filme também é automaticamente a inscrição de Israel para o Oscar na categoria de melhor longa-metragem internacional.
Em um comunicado do Ministério da Cultura de Israel na quarta-feira, Zohar disse que a vitória de The Sea foi "vergonhosa", dada a representação negativa dos soldados israelenses no filme. "Não há tapa maior na cara dos cidadãos israelenses do que a constrangedora e distante cerimônia anual do Prêmio Ophir", dizia o comunicado, conforme noticiado pela mídia israelense. A partir do ano que vem, disse Zohar, a "patética cerimônia" "não será mais financiada com dinheiro dos contribuintes. Sob minha supervisão, os cidadãos israelenses não pagarão do próprio bolso por uma cerimônia que cospe na cara de nossos heroicos soldados" (via THR).
Muhammad Gazawi, ator de 13 anos vencedor do prêmio de melhor por seu papel no filme, aproveitou o palanque para fazer um discurso de agradecimento e pedir a todas as crianças em todos os lugares que "vivam e sonhem sem guerras". Seu colega de elenco, Khalifa Natour, vencedor do prêmio de melhor ator coadjuvante, não compareceu à cerimônia. Mas uma declaração lida em seu nome condenou a guerra em curso: "Após a entrada do exército em Gaza e o genocídio que tanto me assusta, não consigo encontrar palavras para descrever a magnitude do horror, e todo o resto se torna secundário para mim. Até mesmo o cinema e o teatro."
The Sea não tem previsão para estrear no Brasil. Fique ligado no Omelete para mais novidades.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore