Elio | Reportagem detalha mudanças do filme e caos nos bastidores
Publicado em 30/06/25 22:00
Segundo informações de uma reportagem do The Hollywood Reporter, Elio, da Pixar, passou por diversas mudanças criativas que transformaram profundamente o tom e o protagonista do filme.
A versão inicial, dirigida por Adrian Molina, apresentava Elio como um personagem queer-coded, com traços próximos ao de Molina, que é abertamente gay. Isso incluía cenas como um desfile de moda feito com lixo reciclado, e imagens no quarto de Elio sugerindo paixão por outro menino.
Bilheteria | Elio obtém a pior estreia de uma animação da PixarElio brinca com os amores de famílias imperfeitas Elio | Como o novo filme da Pixar mudou radicalmente antes da estreia
Contudo, essas características foram gradualmente removidas do longa após feedbacks da liderança da Pixar. Molina teria se afastado do projeto após uma exibição interna e críticas do chefe criativo Pete Docter. A direção foi passada então para Madeline Sharafian e Domee Shi, que refizeram boa parte do filme. Fontes relataram que vários artistas saíram do projeto devido a essas mudanças.
“De repente, você remove essa grande peça-chave, que é toda sobre identidade, e Elio se torna simplesmente um nada”, diz o ex-artista da Pixar. “O Elio que está nos cinemas agora é muito pior do que a melhor versão original de Adrian.” Outro ex-funcionário da Pixar que trabalhou no filme acrescenta: “[O personagem] Elio era tão fofo, tão divertido e tinha tanta personalidade, e agora ele me parece muito mais genérico.”
A reportagem ainda destaca preocupações internas sobre o rumo da diversidade dentro da Pixar, especialmente após outras controvérsias recentes, como cortes em histórias com personagens LGBTQIA+ em Win or Lose e Lightyear.
Tudo sobre Elio
Nova animação original da Pixar, estúdio de clássicos como Toy Story, Procurando Nemo e Os Incríveis, Elio acompanha a jornada espacial de um menino que sempre sonhou em ver as estrelas. Tudo começa quando ele é erroneamente identificado como o líder do planeta Terra e é levado para o Communiverse, uma organização interplanetária com representantes de galáxias distantes e distantes. Como parte da empreitada de ligar diferentes undos, Elio deve formar novos laços com formas de vida alienígenas excêntricas, navegar por uma crise de proporções intergalácticas e, de alguma forma, descobrir quem e onde ele realmente deveria estar.
Dirigido por Madeline Sharafian (diretora do curta A Toca), Domee Shi (Red: Crescer é uma Fera) e Adrian Molina (Viva: A Vida é uma Festa), o elenco do filme conta com as vozes de Zoe Saldaña (Emilia Pérez) como Tia Olga, Brad Garrett como Lorde Grigon, Jameela Jamil como Embaixadora Questa e Yonas Kibreab (Obi-Wan Kenobi) como o personagem-título.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!Elio já passou por grandes mudanças. Originalmente, Molina era seu único diretor e America Ferrera estava no elenco como a mãe do personagem que foi, aparentemente, cortada. Depois de ser adiado, o filme passou a ter o envolvimento de Sharafian e Shi na direção e passou por uma grande reformulação no visual.
Elio chega aos cinemas em 19 de junho 2025.
Depois de Elio, a Pixar trará de volta algumas de suas principais franquias. Toy Story 5 já está anunciado para 2026 e terá os brinquedos disputando o tempo das crianças com eletrônicos. Além disso, Os Incríveis 3 foi anunciado. No meio disso tudo, porém, há uma animação original: Saltadores, também agendado para 2026.
Fonte: Omelete // Igor Pontes