FILMES NO CINEMA

Conclave | Cardeais estão assistindo ao filme para preparo na escolha do Papa

Publicado em 07/05/25 17:00

O filme Conclave tem tido uma aparente grande influência dentro dos muros do Vaticano, especialmente no processo de eleição do novo Papa da Igreja Católica, após o falecimento do Papa Francisco, nas últimas semanas.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Conforme reporta o site Politico, cardeais que participam do conclave da vida real estão vendo o filme nos últimos dias, ou discutindo sobre o longa-metragem, em busca de um direcionamento na eleição.

Não há detalhes sobre os relatos e nem sobre como o filme está sendo encarado pelos líderes religiosos, mas o site garante que recebeu relatos de que alguns cardeais assistiram nos últimos dias e outros estão debatendo, depois de ter visto nos cinemas - há alguns meses.

No início da história do filme, após a morte do Papa, temos quatro grandes candidatos ao posto, que serão as principais escolhas no Conclave organizado pelo Cardeal Lawrence, interpretado por Ralph Fiennes. São eles: Bellini (Stanley Tucci), amigo de Lawrence e próximo do antigo Papa, Adeyemi (Lucian Msamati), cardeal africano que pode ser o primeiro líder do continente na igreja, Tedesco (Sergio Castellitto), cardeal que preza por uma igreja clássica e fechada ao progressismo, e o último é Tremblay (John Lithgow), cardeal que teria sido a última pessoa a encontrar o Papa e retirado do cargo pouco antes da morte do líder.

Prime Video: assine grátis por 30 dias

Acontece que antes da primeira rodada de votação começar, um novo cardeal, nomeado pelo pontífice, chega para o Conclave. Benitez (Carlos Diehz) é um mexicano, ordenado em segredo em Cabul, no Afeganistão. Lawrence aceita a entrada dele na disputa e já de cara ele ganha um voto enquanto os outros começam em uma disputa mais acirrada.

Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes indicados a Melhor Filme

Conclave venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2025 e está disponível no Prime Video.

load_js();

Fonte: Omelete // Felipe Vinha

Veja também