FILMES NO CINEMA

Amazon está sofrendo processo por filmes comprados na plataforma

Publicado em 25/08/25 22:00

Segundo informações do The Hollywood Reporter, um processo foi movido contra o Amazon Prime Video na corte federal de Washington, sobre uma prática na qual a empresa induz supostamente os consumidores a acreditarem que compraram conteúdo quando estão somente obtendo uma licença para assistir, que pode ser revogada a qualquer momento.

A questão veio à tona na legislatura da Califórnia em 2023, quando os jogadores descobriram que seu acesso a The Crew seria cortado assim que a Ubisoft desligasse os servidores do jogo. Depois, o movimento "Stop Killing Games" (Parem de Matar Jogos) nasceu para impedir que as publishers destruíssem títulos que os consumidores já haviam comprado.
Como as transações digitais são estruturadas, a falta de transparência em torno delas e o cenário do streaming são, em parte, os motivos pelos quais a mídia física voltou a ser uma moda. Os DVDs oferecem a possibilidade, agora e para sempre, de contornar a complexa rede de licenças que impede os fãs de acessar seus títulos favoritos.
 
O processo acusa a Amazon de deturpar a natureza das transações de filmes e TV durante o processo de compra. Em seu site e plataforma, a empresa informa aos consumidores que eles podem "comprar" um filme. Mas, escondida em uma nota de rodapé na página de confirmação, há uma pequena informação que diz: "Você recebe uma licença para o vídeo e concorda com nossos termos", diz a denúncia.
A Amazon "não atende aos padrões estabelecidos pelo estatuto para um aviso claro e visível de que o item que estão comprando é uma licença revogável para acessar o bem digital", escreve Wright Noel, advogado de consumidores que buscam processar a empresa, na queixa. "O aviso está oculto na parte inferior da tela, em uma fonte consideravelmente menor do que o restante do texto na tela".
load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também