FILMES NO CINEMA

Al Pacino homenageia Diane Keaton: "Influenciou minha vida"

Publicado em 16/10/25 17:00

O ator Al Pacino fez um desabafo emocionado sobre a perda da atriz Diane Keaton, falecida no último dia 11. Ele se disse "profundamente triste" com a partida da colega e amiga.

"Diane era minha parceira, minha amiga, alguém que me trouxe felicidade e, em mais de uma ocasião, influenciou o rumo da minha vida. Embora já tenham se passado mais de 30 anos desde que estivemos juntos, as memórias permanecem vívidas e, com a sua partida, retornaram com uma força dolorosa e comovente", declarou ele, em texto publicado pelo portal Deadline.

Diane Keaton é homenageada por Woody Allen, leia depoimento

Pacino enalteceu as qualidades de Keaton. "Ela vivia sem limites, e tudo o que tocava carregava sua energia inconfundível. Abriu portas para outras pessoas, inspirou gerações e personificou um dom único que irradiava por meio de seu trabalho e de sua vida", resumiu.

Ele também destacou o talento e a presença cênica da atriz. "Na tela, ela era magnética — relâmpago e charme, furacões e ternura. Ela era uma maravilha. Atuar era sua arte, mas era apenas uma das muitas maneiras pelas quais ela expressava sua imaginação e criatividade."

Diane Keaton, atriz vencedora do Oscar, morre aos 79 anos

"As pessoas sentirão falta dela, mas, mais do que isso, se lembrarão dela. Ela deixou uma marca que não se apaga. Ela era imparável, resiliente e, acima de tudo, profundamente humana. Sempre me lembrarei dela. Ela sabia voar — e, no meu coração, sempre saberá", concluiu o ator.

Pacino e Keaton fizeram história no cinema em O Poderoso Chefão (1972), como o casal Michael e Kay Corleone. Depois dessa experiência profissional em comum, eles se tornaram grandes amigos e chegaram a ter um relacionamento amoroso por algum tempo.

Tudo sobre o adeus a Diane Keaton

Diane morreu aos 79 anos, vítima de pneumonia.

“A família Keaton é muito grata pelas extraordinárias mensagens de amor e apoio que recebeu nos últimos dias em nome de sua amada Diane, que faleceu de pneumonia em 11 de outubro”, escreveram familiares da atriz, em comunicado.

“Ela amava seus animais e era firme em seu apoio à comunidade desabrigada, então qualquer doação em sua memória para um banco de alimentos local ou um abrigo de animais seria uma homenagem maravilhosa e muito apreciada a ela”, acrescenta o texto.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico! Disney+ | Assine o Streaming de Marvel, Pixar
load_js();

Com o passar das décadas, Diane Keaton se reinventou diversas vezes. Foi musa das comédias românticas maduras nos anos 1990 e 2000, em produções como O Clube das Desquitadas (1996) e Alguém Tem Que Ceder (2003). Além de atriz, também se destacou como diretora, produtora e fotógrafa, explorando diferentes formas de expressão artística e defendendo causas relacionadas à preservação arquitetônica e ao empoderamento feminino.

Geek Power 2025 | Participe da pesquisa que define o perfil geek do Brasil

Discreta sobre sua vida pessoal, Diane Keaton nunca se casou, mas sempre falou abertamente sobre sua escolha e sobre o amor em suas diversas formas. Ela deixa dois filhos, Dexter e Duke Keaton.

Fonte: Omelete // Felipe Brandão

Veja também