Ainda Estou Aqui | Filme ganha o FIPRESCI Grand Prix
Publicado em 04/09/25 22:00
A The International Federation of Film Critics revelou que Ainda Estou Aqui ganhou o FIPRESCI Grand Prix, levando o prêmio de Melhor Filme de 2025, superando nomes como O Brutalista, O Agente Secreto e Pecadores.
A votação contou com a participação de 739 críticos de 75 países, que escolheram a produção brasileiro-francesa entre todos os lançamentos desde 1º de julho de 2024.
Walter Salles receberá o prêmio durante a gala de abertura do 73º Festival de San Sebastián em 19 de setembro, onde o filme será exibido no mesmo dia. Esta é a sexta participação do cineasta no festival espanhol desde sua estreia com Terra Estrangeira em 1995.
Ainda Estou Aqui já foi exibido em mais de 30 países, ultrapassando 8,3 milhões de espectadores. No Brasil, encerrou sua passagem pelos cinemas após 21 semanas, com público de 5,8 milhões, e atualmente está disponível no Globoplay, onde teve a maior estreia da história da plataforma.
Prime Video: assine grátis por 30 diasAinda Estou Aqui fez história e deu ao Brasil seu primeiro Oscar de todos os tempos. O longa ficou com prêmio de Melhor Filme Internacional, enquanto o principal vencedor da noite foi Anora, com cinco estatuetas, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Direção para Sean Baker e Melhor Atriz para Mikey Madison. Baker quebrou um recorde do Oscar ao vencer quatro prêmios pelo mesmo filme, um feito inédito.
Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.
O filme de Walter Salles está disponível no Globoplay.
Fonte: Omelete // Igor Pontes