FILMES NO CINEMA

O Agente Secreto | Entenda a história real da "Perna Cabeluda"

Publicado em 08/11/25 13:00

Quem já assistiu ao filme O Agente Secreto sabe que a "Perna Cabeluda" é uma peça fundamental na narrativa do longa.

Apesar de ser um elemento fantástico, muitos saíram das salas de cinema sem entender de onde ela surgiu ou qual é a relevância dela para a história. Apesar da confusão por parte do público, a Perna Cabeluda é uma lenda muito conhecida em Recife. Entenda a história dela:

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

Caracterizada por ser, simplesmente, uma perna cabeluda decepada, a figura tinha força o suficiente para matar aos chutes e rasteiras as suas vítimas. O autor da lenda é Raimundo Carrero, jornalista e autor recifense conhecido por obras como Estão Matando os Meninos e O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo

O jornalista afirmou ao Aventuras na História que, durante os anos 1970, um colega chegou na redação do Diário de Pernambuco dizendo ter visto uma perna cabeluda — apenas a perna, sem tronco — embaixo da cama, que dividia com a esposa. 

A anedota era simplesmente uma piada, já que os jornalistas da época tinham o costume de contar histórias inusitadas uns para os outros. Mas logo, a lenda da Perna Cabeluda ganharia reconhecimento, graças ao regime político vigente. 

Ao AH, Carrero relatou que muitos conteúdos não podiam ser publicados por conta da censura da ditadura militar, o que levou o editor do Diário de Pernambuco, hoje presidente da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, Og Fernandes, a delegar para o jornalista uma coluna policial de casos considerados absurdos. Foi aí que a Perna Cabeluda entrou em ação e, no dia seguinte, a lenda já era citada em programas de rádio pela região.

A Perna Cabeluda se tornou a maior justificativa para os machucados de pessoas que apareciam com hematomas e até ossos quebrados na época. A teoria do jornalista Raimundo Carrero para tal popularidade desvia do bom humor, já que a atribui às constantes brigas entre maridos e amantes de mulheres da cidade. 

Então, para quem ficou confuso com a aparição da Perna Cabeluda em O Agente Secreto, fique sabendo agora que sua história já perturba o sono de crianças, e adultos, recifenses há decadas. 

Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aqui Geek Power 2025 | Participe da pesquisa que define o perfil geek do Brasil

Tudo sobre O Agente Secreto

Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), que retorna a Recife após anos fora, em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
 
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário. [Crítica] O Agente Secreto é um fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970 O Agente Secreto: Explicado | Quem é o agente que dá título ao filme? O Agente Secreto bate recorde de salas de cinema no Brasil; entenda
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que também assina o roteiro. Disney+ | Assine o Streaming de Marvel, Pixar, ESPN e mais CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
 
O Agente Secreto já está nos cinemas, com distribuição da Vitrine Filmes.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Júlia Henn

Veja também