Matrix | Lilly Wachowski comenta interpretações errôneas da história
Publicado em 30/11/25 13:00
Durante sua recente aparição no podcast So True with Caleb Hearon, a diretora Lilly Wachowski, responsável pelo sucesso da ficção científica Matrix junto de sua irmã, Lana, falou sobre as interpretações errôneas por grupos de extrema-direita das ideias apresentadas no filme e como lida com elas.
"Você precisa desapegar do seu trabalho. As pessoas vão interpretá-lo da forma que quiserem", disse ela. "Eu vejo todas essas teorias malucas ao redor dos filmes de Matrix e as ideologias doidas que eles ajudaram a criar e penso 'O que vocês estão fazendo? Não! Isso é errado!', mas eu preciso desapegar até certo ponto. Você nunca vai conseguir fazer todo mundo acreditar no que você inicialmente queria."
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico! Disney+ | Assine o Streaming de Marvel, Pixar, ESPN e maisGrupos de extrema-direita costumam se apropriar da cena em que Neo (Keanu Reeves) escolhe a pílula vermelha para se libertar da Matrix, mesmo com as irmãs Wachowski já tendo dito em diversas ocasiões que a intenção original era que o filme fosse uma alegoria para pessoas transsexuais, como é o caso das diretoras. Segundo Lilly, ela não se surpreende com a apropriação pela extrema-direita.
"A ideologia de extrema-direita se apropria de absolutamente tudo", enfatizou. "Eles se apropriam de pontos de vista da esquerda e os alteram para servir à sua própria propaganda, para ofuscarem qual é a mensagem real. É isso que o fascismo faz. E claro, é o que sempre acontece."
Fonte: Omelete // Júlia Henn