FILMES NO CINEMA

O Agente Secreto | Kleber Mendonça Filho fala do impacto da cultura de streaming

Publicado em 29/11/25 18:00

Durante sua participação na noite de abertura do Festival Internacional de Cinema de Marrakech, o diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho falou sobre o impacto da cultura de streaming no sucesso do cinema na atualizade. 

Disney+ | Assine o Streaming de Marvel, Pixar, ESPN e mais CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

"Estamos passando por uma crise em termos de ir ao cinema, mas acho que com a cultura de streaming e também com a pandemia, as regras mudaram", disse ele. "Sempre foi muito claro que, para ver um filme, você iria ao cinema. Não é mais tão claro. Acho que isso está afastando muita gente da experiência de ir ao cinema. A indústria, particularmente Hollywood, tem que traçar um limite se quiserem manter o cinema vivo."

Segundo a Variety, o diretor defendeu a ideia de apenas disponibilizar filmes nas plataformas de streaming após três ou quatro meses. "Agora que O Agente Secreto está em cartaz no Brasil, deixamos claro que ele estará disponível apenas nos cinemas por meses. E só depois chegará ao streaming, muito depois. Se enviar essa mensagem, você deixa claro e as pessoas vão ao cinema, é isso que está acontecendo no Brasil", defendeu Mendonça Filho.

O diretor também admitiu não se sentir confortável com a ideia de fazer um filme apenas para streaming. "Nunca diga nunca, mas não gosto da ideia de fazer um filme apenas para uma plataforma. Não acho que me concentraria no que preciso fazer se soubesse que ele seria visto apenas em uma telinha", desabafou.

Ele brincou com o fato de ter ouvido pessoas falarem que assistiram ao seu filme de 2012, O Som Ao Redor, em 17 partes ao longo de duas semanas: "Tudo bem assistir em 17 partes, mas sei que ele teve sua melhor vida útil nos cinemas."

Tudo sobre O Agente Secreto

Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

Crítica: O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970

A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.

O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda CândidoGabriel LeoneCarlos FranciscoAlice Carvalho, Roberto DiogenesHermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.

O Agente Secreto | Wagner Moura tem chances de Oscar?

No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.

O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil, com distribuição da Vitrine Filmes.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Júlia Henn

Veja também