FILMES NO CINEMA

James Gunn entende críticas de Scorsese, mas rebate: "Não viu meus filmes"

Publicado em 04/08/21 17:00

James Gunn abordou as críticas de Martin Scorsese a filmes de super-heróis, e especificamente da Marvel, em uma nova entrevista ao podcast Happy Sad Confused. O diretor de Guardiões da Galáxia e do novo O Esquadrão Suicida disse concordar, em princípio, com muitos pontos de Scorsese, mas também comentou que "ele nunca viu seus filmes".

Martin Scorsese comandará documentário sobre vocalista do New York Dolls James Gunn mostra jaquetas alternativas da Arlequina em O Esquadrão Suicida

"Eu acho que é infelizmente cínico que ele tenha ficado atacando a Marvel, e que isso tenha sido a única coisa que deu cobertura de imprensa para o filme dele. Ele está criando o filme dele na sombra dos filmes da Marvel, então usa isso para conseguir atenção para algo que não estava rendendo tanta atenção quanto ele gostaria", começou Gunn.

O diretor declarou também, no entanto, que admira o trabalho de Scorsese, "um dos maiores cineastas que já existiu", e que concorda com muitos pontos das críticas dele aos filmes de super-heróis. "Há muitos filmes espetáculo sem coração, sem alma, por aí. Isso não reflete o que deveria estar acontecendo na indústria", disse.

"Eu não consigo nem contar quantas vezes falei com diretores antes de eles irem até um grande estúdio fazer um filme gigante, e disse: 'Hey, estamos nessa juntos, vamos fazer algo diferente com esses filmes grandes. Vamos fazer com que eles sejam algo diferente daquilo que veio antes'. Mas depois disso eles iam trabalhar e tinham que ceder a todas as demandas dos estúdios, e então ficavam enojados, francamente, com tudo isso", continuou.

Finalizando sua resposta, Gunn disse que não levou as críticas de Scorsese para o pessoal. "Muito do que ele disse foi bom, e além disso... Ele não viu os meus filmes. Ele não sabe como são os meus filmes", completou.

Veja a declaração completa no vídeo:

As declarações de Scorsese

No final de 2019, enquanto promovia o lançamento de O Irlandês, Martin Scorsese declarou que os filmes da Marvel "não são cinema" durante uma entrevista. Mais tarde, o diretor de clássicos como Taxi DriverO Lobo de Wall Street elaborou sua opinião em um artigo para o New York Times.

No texto, o cineasta afirmou que sua opinião é baseada na forma de se consumir e produzir filmes de franquia, cada vez mais dominantes nas salas de cinema atuais, dando menos espaço para trabalhos originais. Para o diretor, a situação atual de Hollywood é comparável ao dilema do “ovo e da galinha”, pois quanto mais os estúdios produzem aquilo o que o público que consumir, mais os espectadores se acomodam com a “falta de riscos” apresentada pelos cineastas.

Em sua conclusão, Socrsese afirmou que o cenário atual de Hollywood se tornou inóspito para “quem sonha em fazer filmes ou está começando a carreira agora”.

Fonte: Omelete // Caio Coletti

Veja também