FILMES NO CINEMA

Heath Ledger recusou discurso de abertura do Oscar 2006 por piada homofóbica

Publicado em 07/04/20 12:00

No último dia 4 de abril, Heath Ledger teria comemorado 41 anos se não tivesse falecido em 2008. Aproveitando a data, Jake Gyllenhaal - que coestrelou O Segredo de Brokeback Mountain ao lado de Ledger - relembrou a vez que o ator negou o discurso de abertura do Oscar de 2006 por conta de piadas homofóbicas.

Me lembro de que a Academia queria um discurso de abertura que meio que brincava com a temática do filme, e Heath recusou”, falou Gyllenhaal à revista Another Man. “Na época, eu tinha topado porque achava que era só uma piada. Heath retrucou dizendo ‘Não é uma piada para mim. Não quero fazer nenhuma piada com isso’”. Segundo Gyllenhaal, Ledger também barrava qualquer piada homofóbica que fosse feita no set.

Lançado em 2005, O Segredo de Brokeback Mountain narra o romance entre dois cowboys, vividos por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. O filme teve oito indicações ao Oscar do ano seguinte, e levou três prêmios em Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora para Gustavo Santaolalla (The Last of Us) e também Melhor Direção para Ang Lee (O Incrível Hulk).

Heath Ledger foi vítima de overdose em 2008. No mesmo ano, venceu seu primeiro Oscar em Melhor Ator Coadjuvante pelo Coringa de Batman: O Cavaleiro das Trevas. O prêmio foi entregue para sua família. Até hoje, Ledger é a única vitória póstuma da categoria.

Fonte: Omelete // Arthur Eloi

Veja também