FILMES NO CINEMA

Hamnet | Entenda o que é real na história do filme sobre Shakespeare e Hamlet

Publicado em 17/01/26 10:00

Premiado no Globo de Ouro 2026 como Melhor Filme de Drama, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, produção dirigida por Chloé Zhao, transforma um dos episódios menos documentados da vida de William Shakespeare em um drama intimista, com foco na esposa do autor e em sua relação com a família.

[CRÍTICA] Hamnet é um espetáculo doloroso sobre luto, legado e eternidade

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

Baseado no romance homônimo de Maggie O’Farrell, o filme se apoia em personagens reais e vai preenchendo as lacunas da história não contada com fatos não comprovados históricamente, simbolismos entre maternidade e luto, além de momentos emocionantes que já se tornaram uma marca da produção.

Mas Afinal, o que em Hamnet é verdade e o que é invenção da autora?

Hamnet existiu? O que é fato histórico no filme

Sim. Hamnet Shakespeare foi uma pessoa real e o único filho homem de William Shakespeare e Anne Hathaway. Sim, o mesmo nome da atriz de O Diabo Veste Prada. Além do garoto, que era gêmeo com Judith, eles também tiveram a filha mais velha, Susanna. O menino morreu em 1596, aos 11 anos, e acredita-se que, muito provavelmente, vítima da peste bubônica que assolava a Inglaterra no período.

Outro fato histórico importante é que Shakespeare escreveu Hamlet poucos anos depois da morte do filho. Na época, “Hamnet” e “Hamlet” eram grafias chamadas de intercambiáveis do mesmo nome, o que estabelece uma conexão documental entre os dois, ainda que o dramaturgo jamais tenha comentado publicamente sobre a perda do filho.

O casamento entre Shakespeare e Anne Hathaway também é confirmado pelos registros históricos, assim como a distância física entre os dois durante longos períodos, já que o autor dividia sua vida entre Stratford-upon-Avon e Londres, onde trabalhava no teatro.

Reprodução/Focus

Hamnet inspirou Hamlet?

A ligação direta entre a morte de Hamnet e a criação de Hamlet é uma hipótese amplamente debatida, mas nunca foi, de fato, comprovada. Não existem cartas, diários ou relatos contemporâneos que confirmem que Shakespeare escreveu a tragédia como resposta ao luto.

Ainda assim, a coincidência temporal, a similaridade dos nomes e o tema central da peça, que aborda um filho lidando com a morte do pai, tornam essa leitura não apenas possível, mas dramaticamente poderosa. É nesse espaço entre o fato e a ausência de provas que a história da autora se constrói e vai ocupando essas lacunas da narrativa.

As emoções atribuídas a Shakespeare, seus conflitos internos e sua relação afetiva com a família também pertencem ao campo da especulação. São interpretações modernas sobre como um homem do século XVI poderia lidar com a perda de um filho, algo que era comum na época.

Quem foi Agnes, personagem de Hamnet

A maior liberdade criativa do filme está na personagem Agnes, nome usado para Anne Hathaway. Em Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, ela é retratada como uma mulher ligada à natureza, com conhecimentos de cura e uma sensibilidade quase espiritual. Essa caracterização não tem respaldo histórico direto e é uma escolha narrativa de Maggie O’Farrell e que também foi levada para o filme.

Diálogos, cenas familiares detalhadas, conflitos do casal e qualquer representação simbólica que conecte espiritualmente Hamnet à peça Hamlet são ficção assumida pela autora. As obras, tanto livro quanto filme, não buscam reconstrução biográfica precisa, mas sim dar forma a emoções que nunca foram registradas.

Hamnet é baseado em fatos reais ou é ficção?

A resposta mais correta seria: um pouco dos dois. Hamnet é um drama histórico ficcional, construído sobre uma base real com Shakespeare, sua família e a morte do filho, mas desenvolvido a partir de suposições, simbolismos e invenções dramáticas. O filme não pretende explicar Hamlet e nem revelar segredos da vida do autor, mas sim imaginar como o luto pode ecoar na arte.

Ao transformar um detalhe não explorado da vida de Shakespeare, Hamnet propõe uma releitura sensível da História, dando voz a quem ficou à margem dos registros oficiais, especialmente às mulheres e às crianças.

Tudo sobre Hamnet, filme com Paul Mescal favorito ao Oscar

O filme é dirigido por Chloé Zhao (Nomadland; Os Eternos) a partir de roteiro de Maggie O'Farrell. Além de Jessie Buckley e Paul Mescal como Agnes e William Shakespeare, o filme ainda traz Emily WatsonJoe AlwynJacobi JupeBodhi Rae BreathnachOlivia LynesFreya Hannan-Mills e Faith Delaney.

Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aqui

Hamnet: A Vida Antes de Hamlet já está em cartaz nos cinemas

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Alexandre Almeida

Veja também