Frankenstein | Del Toro critica IA em discurso no Gotham Awards
Publicado em 02/12/25 21:00
Durante o seu discurso após ganhar o Vanguard Tribute Award no Gotham Awards por Frankenstein, Guillermo del Toro voltou a criticar a IA generativa, mais uma vez xingando a tecnologia.
“O talento artístico de todos brilha em cada quadro deste filme, que foi feito deliberadamente por humanos, para humanos. Pertence a todos eles, e eu gostaria de expressar nossa gratidão e dizer: f***-se a IA,” disse o diretor, dando uma risada após o discurso.
Tudo sobre Frankenstein
Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres.
Conhecido por sua empatia pelas criaturas e grandes filmes de terror, Del Toro já trabalhou com a Netflix na animação stop-motion Pinóquio, que venceu o Oscar de Melhor Animação. Depois de Frankenstein, ele adaptará O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro, também em stop-motion, com a Netflix.
Crítica de Frankenstein | Jacob Elordi tem atuação monstruosa no morno filme de Del ToroO filme de Frankenstein de Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água, traz Oscar Isaac (Duna) como o doutor Frankenstein e Jacob Elordi (Euphoria, Saltburn) como seu Monstro. Mia Goth (Pearl, MaXXXine) está no filme, e especula-se que ela virará a Noiva de Frankenstein.
Charles Dance, Lars Mikkelsen, David Bradley, Christian Convery, Christoph Waltz completam o elenco. Elordi substituiu Andrew Garfield no papel do monstro de Frankenstein, já que Garfield precisou deixar o projeto devido a conflitos em sua agenda.
Além de chegar à Netflix em 7 de novembro, o filme teve uma rápida exibição nos cinemas dos EUA, em 17 de outubro, para qualificá-lo para o Oscar. No Brasil, ele estreou nos cinemas em 23 de outubro.
Fonte: Omelete // Igor Pontes