FILMES NO CINEMA

Avatar: Fogo e Cinzas | James Cameron baniu uso de IA no filme

Publicado em 02/12/25 21:00

Em entrevista para o ComicBook.com, o diretor James Cameron disse que gostaria que o público soubesse que ele não utilizou IA generativa em Avatar: Fogo e Cinzase comentou sobre o assunto. 

“Não sou contra a IA generativa”, disse Cameron. Só queria ressaltar que não a usamos nos filmes de Avatar. Honramos e celebramos os atores. Não os substituímos. Isso vai encontrar seu limite. Acho que Hollywood vai se autorregular nesse aspecto. Encontraremos nosso caminho. Mas só conseguiremos encontrá-lo como artistas, se existirmos. Então, é a ameaça existencial da IA ​​em larga escala que me preocupa mais do que tudo isso.”

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
James Cameron critica uso de IA para criação de atores: "É assustador"

Recentemente, o diretor comentou sobre o assunto em entrevista para o Sunday Morning, da emissora americana CBS. O diretor revelou que, enquanto desenvolvia o primeiro filme da franquia Avatar, as pessoas pensavam que ele substituiria atores por tecnologia. "Por anos, houve essa ideia de que estávamos fazendo algo estranho com computadores e substituindo atores, quando, na verdade, o que fiz é uma celebração do momento entre ator e diretor", diz Cameron.

"Agora, na outra ponta do espectro, temos a IA generativa, que pode criar um personagem, criar um ator, criar um performance do nada a partir de uma sugestão em texto. É um grande não para mim. É assustador. É o completo oposto. Isso é exatamente o que não iremos fazer", declarou o diretor.

Tudo sobre Avatar: Fogo e Cinzas

A principal nova tribo que conheceremos em Avatar: Fogo e Cinzas é O Povo das Cinzas, descrito como um grupo vulcânico e agressivo, em contraste com os pacíficos Metkayina, clã dos mares apresentado em Avatar: O Caminho da ÁguaOona Chaplin, neta de Charles Chaplin e atriz de Game of Thrones, viverá Varang, a líder do Povo das Cinzas.

Assista aos filmes de Avatar: Garanta seu Disney+ agora

Avatar: Fogo e Cinzas também trocará de narrador, deixando o Jake Sully de Sam Worthington de lado em favor do Lo'ak de Britain Dalton. Este é o terceiro de cinco filmes de Avatar.

Como Avatar: O Caminho da Água prepara terreno para Avatar 3 - e muito além

Avatar: Fogo e Cinzas estreia em 19 de dezembro de 2025. Um hiato de quatro anos vai separá-lo de Avatar 4, que chega aos cinemas em 21 de dezembro de 2029. Último filme da saga previsto, Avatar 5 tem data de lançamento prevista para 19 de dezembro de 2031.

Com isso, o último Avatar sairá 22 anos depois do original em 2009, isso se as datas forem mantidas.

Antes desse filme, Avatar: O Caminho da Água retomou a história de Jake Sully (Sam Worthington) e sua amada Neytiri (Zoë Saldaña) no planeta de Pandora. Muitos anos depois dos eventos do primeiro filme, os dois formaram uma família e se veem na posição de defender o planeta de uma nova invasão humana.

 

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também