FILMES NO CINEMA

Disney investe US$ 1 bi na OpenAI e permitirá uso dos personagens em vídeos

Publicado em 11/12/25 12:00

Disney anunciou hoje (11) uma parceria com a OpenAI, empresa de inteligência artificial de Sam Altman. O estúdio vai investir US$ 1 bilhão no empreendimento e assinou um contrato de licenciamento que permitirá o uso de seus personagens mais icônicos pela Sora, a plataforma de criação de vídeos da empresa.

130 mil roteiros de TV e cinema já foram usados para treinar IA, diz pesquisa

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

Segundo o THR, os usuários da Sora poderão criar clipes envolvendo personagens de Star Wars, da Pixar, do MCU, de Alien e de diversas outras franquias administradas pelo estúdio.

O Disney+, plataforma de streaming oficial da casa do Mickey, também vai incluir em seu catálogo o que chamou oficialmente de "vídeos curtos inspirados por fãs" produzidos no Sora.

"IA pode causar apocalipse", alerta James Cameron

Em comunicado oficial sobre a novidade, o CEO da Disney Bob Iger comentou que "as inovações tecnológicas sempre moldaram a evolução do entretenimento, trazendo novas formas de criar a compartilhar grandes histórias com o mundo".

O executivo definiu a evolução da inteligência artificial como "um momento importante para a indústria", e definiu o acordo da Disney com a OpenAI como "uma extensão bem considerada e responsável da nossa missão de contar histórias, tudo enquanto respeitamos e protegemos os criadores e seus trabalhos".

"A IA pode se f****", dispara Guillermo del Toro no Lumière Film Festival

Iger completou o comunicado dizendo: "Este acordo mostra como empresas de IA e líderes criativos podem trabalhar juntos para promover inovações responsáveis que beneficiam a sociedade, respeitam a importância da criatividade, e ajudam seus trabalhos a alcançar novas audiências".

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Caio Coletti

Veja também