FILMES NO CINEMA

7 anti-heróis incríveis da cultura pop

Publicado em 07/08/25 21:00

Drácula - Uma História de Amor Eterno chega hoje (7) aos cinemas e traz de volta às telonas um dos personagens mais icônicos da cultura pop. O vampiro, que deu as caras pela primeira vez no livro homônimo de Bram Stoker, já ganhou diferentes versões ao longo dos anos, nas quais ele foi retratado como vilão, herói e até anti-herói.

Em Drácula - Uma História de Amor Eterno, o diretor Luc Besson trabalha o vampirão como um anti-herói, diferente da criatura maléfica que os fãs já viram em diversas obras, incluindo em novelas brasileiras — os boomers certamente se lembram de O Beijo do Vampiro. Nesta nova encarnação, Drácula não é apenas um lorde do mal sedento por sangue; suas ações, boas e más, são com o intuito de reencontrar o seu grande amor, e seu exército de vampiros serve para ajudá-lo nesta busca secular pela reencarnação de Elisabeta (Zoë Bleu).

Abaixo, confira outros personagens icônicos da cultura pop que nem sempre foram bonzinhos, mas que ganharam a alcunha de anti-herói pelos fãs de cultura pop.

Loki

Impossível fazer uma lista de anti-heróis da cultura pop sem falar de Loki. Um representante desta “classe” desde os quadrinhos, o Deus da Trapaça ganhou o mundo após o sucesso da versão vivida por Tom Hiddleston no MCU. Loki já tentou matar o pai, o irmão, os Vingadores e parte da população de Nova York, mas hoje até ganhou uma série própria para chamar de sua, onde no final, finalmente, conseguiu conquistar o seu propósito glorioso.

Deadpool

Assim como no caso do Loki de Tom Hiddleston, Deadpool é um dos personagens da Marvel que ganhou vida nova após o sucesso de sua adaptação aos cinemas. Vivido por Ryan Gosling em três filmes muito queridos pelos fãs, o Mercenário Tagarela mantém a boca suja dos quadrinhos enquanto arranca as tripas de dezenas de vilões em cena, mas hoje em dia ganhou o coração dos fãs e tem lugar praticamente cativo entre os principais nomes do Marvel Studios para os próximos anos.

Justiceiro

Mais um personagem da Marvel que é a representação pura do significado de anti-herói. Frank Castle viu seu mundo ser destruído após a morte de sua família e decide aplicar a lei com as próprias mãos - e suas próprias regras. O resultado é a criação do alter ego Justiceiro, que não tem dó de eliminar seus rivais sem deixar rastros de sangue. Enquanto Capitão América e os demais se recusam a tirar vidas de vilões, o Justiceiro não mostra piedade, seja em sua versão nas HQs ou a vista na pele do ator Jon Bernthal, agora de volta ao MCU.

Pacificador

A lista de anti-heróis dos quadrinhos que se tornaram populares ao vir para as telonas não para de crescer, mas desta vez o exemplo vem da DC. Chris Smith, também conhecido como Pacificador, ama a paz mais do que tudo no mundo e não nega esforços para mantê-la - mesmo que isso signifique matar alguns inocentes no caminho. O personagem se tornou ainda mais popular após John Cena interpretá-lo no ótimo O Esquadrão Suicida, o que rendeu a produção de uma série própria, na qual ele também tenta aplicar a sua crença sem fim na paz enquanto comete alguns erros pelo caminho.

Walter White (Breaking Bad)

Walter White (Bryan Cranston) talvez seja o maior anti-herói da TV norte-americana do século 21. O protagonista de Breaking Bad começa a história da série como um professor de química que decide se arriscar como cozinheiro de metanfetamina para deixar uma herança para a família quando descobre um câncer terminal, e termina como um dos traficantes mais procurados dos EUA. O criador Vince Gilligan narra a trajetória de Walter com o cuidado de quem sabe que tem um dos melhores personagens da história em mãos, e acompanhar sua jornada até o topo é tão intrigante quanto impactante, principalmente pelas consequências que surgem pelo caminho de alguém que, querendo ou não, foi se tornando cada vez mais maligno.

Jack Sparrow

De volta aos cinemas, o capitão John Sparrow vivido por Johnny Depp certamente está entre os mais populares da história de Hollywood. Para além de ser uma franquia altamente rentável nas bilheterias, Piratas do Caribe colocou Jack Sparrow entre os grandes da cultura pop - um personagem mesquinho e extremamente egoísta, mas cujo carisma conquistou o público e o levou a caminhos muito diferentes, chegando até a cometer atos heróicos para salvar os outros.

Vegeta (Dragon Ball)

Uma lista de anti-heróis da cultura pop que não tenha um personagem de anime não pode ser levada a sério. E talvez o maior representante do universo otaku seja Vegeta, o príncipe guerreiro dos saiyajins que apareceu pela primeira vez como um dos maiores vilões de Dragon Ball, mas que viveu o bastante para se tornar um dos principais rostos da franquia, chegando até a dividir o posto de preferido ao lado do protagonista Goku. Dono de alguns dos maiores memes do anime, Vegeta passou de assassino implacável a pai de família e defensor dos indefesos!

Fonte: Omelete // publieditorial

Veja também