
Stan Laurel ([ˈlɒrəl], nome artístico de Arthur Stanley Jefferson (Ulverston, 16 de junho de 1890 – Santa Mônica, 23 de fevereiro de 1965), foi um ator comediante, roteirista e cineasta inglês. Tornou-se mundialmente famoso pela parceria com Oliver Hardy, com o qual formou a dupla cômica O Gordo e o Magro, uma das mais importantes da história do cinema, por quatro décadas. Juntos, eles apareceram em 107 curtas-metragens, longas-metragens e participações especiais.
Laurel iniciou sua carreira no music hall, onde desenvolveu uma série de características cômicas, incluindo o chapéu-coco, a profunda gravidade cômica e o eufemismo absurdo, e desenvolveu suas habilidades em pantomima e esquetes. Ele foi membro da trupe de Fred Karno, onde foi substituto de Charlie Chaplin. Ele e Chaplin chegaram aos Estados Unidos no mesmo navio vindo do Reino Unido com o grupo de Karno. Laurel começou a atuar no cinema em 1917 e fez sua última aparição nas telas em 1951. Ele apareceu com seu parceiro Oliver Hardy no curta-metragem The Lucky Dog (1921), embora os dois não tenham se tornado uma dupla oficial até o final de 1927.
Em abril de 1961, no 33º Oscar, Laurel recebeu um Oscar Honorário por sua contribuição a comédia, além de ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, no 7021 Hollywood Boulevard.
Após a morte do amigo Hardy, Laurel se aposentou definitivamente da atuação em 1957, alegando que não conseguiria mais atuar sem a companhia do parceiro de tantos anos. Ele continuou escrevendo roteiros para outros artistas, como Jerry Lewis, até o ano de 1967, quando veio a falecer, vítima de um ataque cardíaco.