Rosana Paulino

Rosana Paulino (São Paulo, 1967) é uma artista visual brasileira, educadora e curadora. . É doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e especialista em gravura pelo London Print Studio.

Suas obras têm como foco principal as questões sociais, de etnia e de gênero que dizem respeito à mulher negra na sociedade brasileira. Nesse sentido, sua produção busca questionar os estereótipos de beleza e comportamento que historicamente estão associados às mulheres negras e mestiças. Chamam a atenção também para a violência dirigida à população negra, intermediando uma reflexão crítica sobre a contemporaneidade e a vida da própria artista.

Suas obras apresentam a mescla de algumas técnicas artísticas, se apresentando como esculturas-objeto, escultura-gravura, fotografia-pintura e instalações.

Em 2018, após 25 anos de carreira, foi a primeira artista negra brasileira a ganhar uma exposição individual na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Onde apresentou a exposição itinerante "A Costura da Memória", que também passou pelo Museu de Arte do Rio (MAR). A exposição trata das questões decoloniais e de gênero no Brasil.