
Célia Camargo Silva, mais conhecida como Célia Helena (São Paulo,13 de março de 1936 — São Paulo, 29 de março de 1997), foi uma atriz, diretora de teatro e pedagoga brasileira. Filha de Octaviano Raymundo Silva e Lygia Camargo Silva.
Popular por seu trabalho como atriz em televisão e cinema, foi no teatro paulistano que consolidou sua carreira, contracenando com atores como Paulo Autran e Cacilda Becker. Célia Helena foi uma atriz de carreira teatral sólida, reconhecida e consistente, fazendo parte da história do teatro brasileiro ao participar ativamente das bases que influenciariam a prática cênica até o período contemporâneo: o Teatro de Arena, o Teatro Oficina, o Teatro Cacilda Becker, a Cia. Rubens de Falco, entre outros. Além disso, formou toda uma geração de artistas em sua escola, na qual fazia questão de dar atenção dedicada a todos os alunos.
Fundou o Teatro-escola Célia Helena (TECH), em São Paulo no ano de 1977. O Célia Helena Centro de Artes e Educação tornou-se um dos mais tradicionais centros de formação de atores do país, integrando Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) em 2008, contando atualmente com cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Mestrado Profissional em Artes da Cena.
Célia morreu dias depois de completar 61 anos, no Hospital Albert Einstein, onde estava internada desde 6 de março para uma cirurgia de um câncer raro, que ataca as paredes dos vasos sanguíneos.
Teve duas filhas: a atriz e bailarina Elisa Ohtake, com Ruy Ohtake, e a atriz e diretora teatral Lígia Cortez, com Raul Cortez. Ela era espírita.