Carolina Markowicz (São Paulo) é uma cineasta e roteirista brasileira. Ela escreveu e dirigiu dois longas-metragens e seis curtas-metragens exibidos em mais de 400 festivais de cinema de todo o mundo, dentre eles Cannes, Locarno, Toronto, SXSW e AFI, tendo conquistado mais de 100 prêmios.
Em setembro de 2015, ela foi um dos dez cineastas emergentes convidados a fazer parte do Laboratório de Talentos do TIFF, cujos mentores foram Wim Wenders, Jim Stark, Christine Vauchon e Malgorzata Szumowska.
Em 2018, ela foi selecionada para fazer parte da Berlinale Talents e da Locarno Filmmakers Academy, onde fez parte de um artigo do Indiewire que lhe apresentou como "uma dos novos cineastas mais promissores do mundo".
Em 2019, foi convidada a integrar o projeto SEE Factory, no qual coescreveu e codirigiu o curta-metragem Spit, exibido no dia de abertura da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2019.
Em 2020, foi citada como parte dos Top 10 Novos Cineastas Brasileiros em uma lista feita pelo portal Papo de Cinema através de uma votação entre diversos críticos do país.
Em 2021, Carolina foi convidada a se tornar membro da AMPAS, a Academia responsável pelo Oscar.
Pedágio, seu segundo longa-metragem estreou em Toronto, onde Carolina recebeu, em 2023, o Emerging Talent Award no TIFF Tribute Awards, ao lado de artistas como Pedro Almodóvar, Spike Lee e Patricia Arquette.