Akira Toriyama (em japonês: 鳥山 明; romaniz.: Toriyama Akira; 5 de abril de 1955 – 1 de março de 2024) foi um quadrinista japonês, conhecido por ser o criador de séries como Dragon Ball e Dr. Slump. Toriyama é considerado um dos autores que mudou a história dos mangas ao lado de Osamu Tezuka e Rumiko Takahashi, pois as suas obras são altamente influentes e populares, principalmente Dragon Ball, que muitos artistas de manga citam como fonte de inspiração.
Passou a ser considerado um dos autores mais influentes e importantes na história do mangá, escrevendo séries altamente influentes e populares, particularmente Dragon Ball.
Toriyama alcançou o reconhecimento popular pela primeira vez ao criar a série de manga Dr. Slump, pelo qual ganhou o Prémio de Manga Shogakukan de 1981 de melhor shōnen/shōjo. Dr. Slump vendeu mais de 35 milhões de cópias no Japão. O manga foi adaptada para um anime, com uma segunda série criada em 1997, 13 anos após o fim dele.
De 1984 a 1995, escreveu e ilustrou o manga Dragon Ball, serializado na Weekly Shōnen Jump. Tornou-se uma das séries de manga mais vendidas de todos os tempos, com 260 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e é considerado por impulsionar a popularidade do anime em meados da década de 1980 e meados da década de 1990. Fora do Japão, as adaptações do anime de Dragon Ball fizeram mais sucesso do que a manga e, da mesma forma, impulsionaram a popularidade do anime no Ocidente.
Além dos seus trabalhos de manga, Toriyama tem desempenhado as funções de designer de personagens para vários videojogos, como a série Dragon Quest, Chrono Trigger e Blue Dragon.
Em 2019, Toriyama foi condecorado como Chevalier da Ordre des Arts et des Lettres francesa pelas suas contribuições para as artes. Em outubro de 2024, Toriyama foi introduzido postumamente no Hall of Fame dos Prêmios Harvey.