FILMES NO CINEMA

Will Smith conta história engraçada que o levou a recusar papel em "Matrix"

Publicado em 14/02/19 13:00

Em um vídeo no seu canal do YouTube, Will Smith finalmente explicou o motivo de ter recusado o papel de Neo em "Matrix", que acabou nas mãos de Keanu Reeves. O ator tem uma história bem engraçada sobre o seu primeiro encontro com as irmãs Wachowski, criadoras da franquia.

"Logo depois de eu ter feito 'Homens de Preto', as Wachowski chegaram e me deram uma proposta para 'Matrix'. Elas só tinham feito um filme antes, eu acho que se chamava 'Ligadas Pelo Desejo'", relembrou Smith, se referindo ao suspense de 1996 sobre um casal de criminosas.

"No fim das contas, é claro que elas eram geniais, mas não foi isso que eu vi na reunião que tivemos", continuou. "Isso é o que elas me falaram sobre 'Matrix': 'Cara, estamos pensando algo assim: Imagine que você está em uma luta, daí você pula, e você para no meio do pulo'".

Smith imitou sua reação chocada à proposta: "'Como é?'. Daí elas continuaram: 'Então, as pessoas podem ver ao seu redor, 360°, enquanto você está parado no pulo, certo? Nós vamos inventar estas novas câmeras em que as pessoas possam ver todo o seu movimento'".

O ator não se arrepende de ter recusado o papel de Neo, no entanto. "Keanu foi perfeito. Laurence Fishburne foi perfeito", comentou. "Se eu tivesse feito o filme, Morpheus não seria negro, porque eu já era negro. Eles estavam pensando em Val Kilmer para o papel".

"Eu provavelmente teria estragado 'Matrix'. Eu teria arruinado tudo. Então, eu fiz um favor a vocês", brincou ainda.

Matrix, com Reeves e Fishburne como Neo e Morpheus, acabou sendo lançado em 1999 e se tornando um grande sucesso de bilheteria e crítica. Duas continuações, também dirigidas pelas irmãs Wachowski, seriam lançadas em 2003.

Fonte: UOL Cinemas // Caio Coletti

Veja também