FILMES NO CINEMA

Veja os cenários paulistanos que aparecem no novo episódio de "Black Mirror"

Publicado em 05/06/19 12:00

Estreou hoje na Netflix quinta temporada de "Black Mirror" com um episódio totalmente gravado em São Paulo. A série futurística, conhecida por sempre mostrar os lados mais sombrios da tecnologia, pegou leve neste episódio, batizado de "Striking Vipers".

Nele, dois amigos de longa data jogam a nova versão de um game de luta, no estilo "Street Viper", em que eles entram virtualmente dentro do cenário e podem sentir a mesma ciosa que os personagens sentem enquanto estão lutando.

Embora o episódio tenha muitas cenas ambientadas dentro do game, boa parte da história ocorre mesmo do lado de fora e aí que as paisagens de São Paulo aparecem. A seguir, veja algumas das cenas gravadas na cidade.

Heliponto do Copan

Cena aérea de "Striking Vipers", de "Black Mirror", filmada no heliponto do edifício Copan Imagem: Divulgação

Cena de luta dos dois personagens no alto do edifício Copan Imagem: Divulgação

Um dos edifícios mais icônicos de São Paulo, o Copan, aparece em uma cena aérea como "ringue" para a luta dos dois personagens. As cenas aéreas mostram também o skyline de São Paulo com seus milhares de edifícios ao fundo.

Viaduto Santa Ifigênia

Cena do episódio "Striking Vipers", de "Black Mirror", gravado no Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo Imagem: Reprodução

O Viaduto surge num momento em que o personagem Danny (Anthony Mackie) está conversando ao telefone enquanto caminha, o que é irônico, já que o viaduto é um dos locais da cidade com alta incidência de furtos de celulares. Ao fundo, é possível ver o Vale do Anhangabaú.

Minhocão

Cena gravada no Minhocão, em São Paulo, no episódio "Striking Vipers", de "Black Mirror" Imagem: Divulgação

Cena de "Striking Vipers", gravada no Minhocão, em São Paulo Imagem: Divulgação

O viaduto João Goulart, o Minhocão, é usado como cenário quando o personagem Danny (Anthony Mackie) está a caminho do trabalho. Nas cenas, é possível perceber que as placas de trânsito foram alteradas para inscrições em inglês.

Edifício Louvre

Escadaria do edifício Louvre, em São Paulo, que aparece na série "Striking Vipers", de "Black Mirror" Imagem: Divulgação

Outro marco arquitetônico do Centro de São Paulo, o edifício Louvre aparece em uma cena em que o personagem Karl (Yahya Adbul-Mateen II) está subindo as escadas rolantes para a sua casa. Na parede é possível ler a inscrição do nome do prédio.

Avenida Paulista

Cena gravada em edifício da Avenida Paulista, em "Striking Vipers", da série "Black Mirror" Imagem: Divulgação

A Avenida Paulista, com suas antenas nos altos dos prédios, aparece em uma cena em que Karl sai na varanda de sua casa e olha para avenida e seus carros lá embaixo.

Skyline de São Paulo

Casa do personagem principal de "Striking Vipers" mostra o skyline de São Paulo ao fundo Imagem: Divulgação

O skyline de prédios de São Paulo aparece em diversas cenas. Na imagem acima, trata-se de uma cena no jardim da casa do personagem Danny.

Folha de S.Paulo

Cena gravada dentro do prédio da Folha de S.Paulo Imagem: Divulgação

O local de trabalho de Danny foi filmado dentro do prédio onde funcionam as redações da Folha de S.Paulo do UOL, embora não tenha sido gravado dentro das redações e, sim, em andar administrativo.

Jericoacoara Bar

Personagem do episódio "Striking Vipers" em frente ao bar Jericoacoara em São Paulo Imagem: Google Street View/Divulgação

A série mostra claramente a placa do Jericoacoara Bar, que fica na Av. Nove de Julho, onde a mulher do personagem Danny sai para tomar um drinque. Na fotomontagem, o comparativo com uma imagem da fachada do bar no Google Street View (com os azulejos sujos) e na série eles estão limpos.

Bar Seen

O bar Seen, em São Paulo, serviu de cenário para a série "Black Mirror" Imagem: Divulgação/Reprodução

A icônica janela do bar Seen, que fica no alto de um prédio na Alameda Santos, também aparece na série quando Karl sai para jantar com uma namorada. Na compartativo, é possível ver uma foto de divulgação do bar e, do lado, a da série de TV.

Balada The Years

Balada The Years aparece no episódio "Black Mirror" em uma cena de chuva Imagem: Google Street View/Reprodução

A fachada da balada The Years, que fica na rua Mergenthaler, na Vila Leopoldina, também aparece de cenário em uma cena noturna quando os personagens Karl e Danny se encontra durante uma forte chuva. No comparativo, é possível ver uma imagem do Google Street View da fachada durante o dia e, ao lado, a fachada na série.

Fonte: UOL Cinemas // Felipe Branco Cruz

Veja também