FILMES NO CINEMA

Vangelis, compositor de Blade Runner e Carruagens de Fogo, morre aos 79 anos

Publicado em 19/05/22 18:00

Vangelis, o compositor grego de algumas das mais icônicas trilhas sonoras de todos os tempos — como o inspirador tema de Carruagens de Fogo (1981) e a insinuante música de Blade Runner - O Caçador de Androides (1982) —, morreu aos 79 anos de idade. Segundo os representantes do músico afirmaram ao jornal britânico Guardian, ele estava internado em um hospital na França. A causa da morte não foi revelada.

Nascido em 1943, Evángelos Odysséas Papathanassíou atingiu o auge da fama em 1981, ao vencer um Oscar pela trilha sonora original de Carruagens de Fogo, encabeçada pela música-tema que atingiu o topo das paradas americanas, bem como seu álbum de origem.

Membro do grupo musical Aphrodite's Child, o músico foi autodidata e encontrou o carinho do público também por seu trabalho em filmes como Rebelião em Alto-Mar (1984), Francesco - A História de São Francisco de Assis (1989), Lua de Fel (1992) e Alexandre (2004).

Conheça o Synthwave, gênero musical onde os anos 80 nunca acabaram

No Twitter, o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, publicou uma nota de pesar pela morte de Vangelis. "Vangelis Papathanassiou não está mais conosco. Para o mundo todo, essa notícia triste afirma que o mundo da música perdeu o internacional Vangelis. O protagonista do som eletrônico, do Oscar, do mito e dos grandes sucessos", escreveu.

"Para os gregos, entretanto, sabendo que seu segundo nome era Odysséas, significa que ele começou sua jornada nas Estradas de Fogo. De lá, ele sempre nos enviará suas mensagens", concluiu Mitsotakis.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Fonte: Omelete // Eduardo Pereira

Veja também