FILMES NO CINEMA

Universal compra direitos de Jason Bourne e prepara novas adaptações

Publicado em 13/08/25 16:00

A NBCUniversal comprou os direitos da franquia Jason Bourne de forma perpétua, meses após perdê-los e ver a WME começar a adquirir alguns dos títulos. Agora, a empresa anunciou a compra de todos os direitos, exceto os de publicação, da popular série de livros Jason Bourne e Treadstone, de Robert Ludlum. Frank Marshall produtor da série no cinema, desde A Identidade Bourne, vai continuará trabalhando em novos filmes da série. (via THR)

"Desde sua estreia em 2002, a icônica franquia Bourne remodelou o gênero de espionagem com filmes inovadores que estabelecem novos padrões para a ação cinematográfica", disse o presidente da Universal Pictures, Peter Cramer, em um comunicado. "Estamos entusiasmados para continuar expandindo o  universo Bourne  para o futuro com novas histórias emocionantes para o público global." 

O acordo possibilita não apenas filmes, mas também conteúdos para TV da franquia. "Estamos entusiasmados com a permanência da  franquia Bourne na Universal", afirmou Jeffrey Weiner, presidente e CEO da Captivate Entertainment e executor do espólio de Ludlum. "Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe da Universal para expandir a  franquia Bourne  para as diversas plataformas da Universal."

Segundo a Variety, o acordo foi intermediado pela própria WME e fontes da publicação afirmam que o processo foi altamente competitivo e atraiu sete ofertas de streamers e estúdios, mas que a Universal garantiu após uma proposta enorme de nove dígitos.

Vale lembrar que, há alguns meses, SkydanceApple e Netflix teriam se encontrado com os representantes da família de Robert Ludlum, a Captivate Entertainment. Um novo filme com Matt Damon também foi especulado, mas como a obra ainda estava sendo negociada, nada foi confirmado.

Tudo sobre Jason Bourne

007 | Novo James Bond será homem e britânico, diz Amazon Novo 007 pode ser dirigido por Alfonso Cuáron, diz insider

Jason Bourne é uma criação do escritor Robert Ludlum, que publicou A Identidade Bourne em 1980. Em 2002, Matt Damon e o diretor Doug Liman levaram o personagem para o cinema em 2002, com um filme de mesmo nome. A franquia ajudou a inaugurar uma nova era para os filmes de espionagem, priorizando o realismo em vez de dispositivos tecnológicos avançados. 

A franquia teve duas sequências baseadas nos livros de Ludlum, A Supremacia Bourne (2004), e O Ultimato Bourne (2007). A Universal chegou a lançar um filme para expandir a franquia, estrelado por Jeremy Renner, chammado de O Legado Bournelançado em 2012. Os filmes arrecadaram juntos mais de US$ 1,64 bilhão nas bilheterias globais.

Prime Video: assine grátis por 30 dias

Damon retornou ao papel em 2016 com Jason BourneAnteriormente, a Universal tentou voltar com a franquia, com o diretor de ConclaveEdward Berger, foi contratado no final de 2023 para desenvolver uma nova visão para a saga. Contudo, o projeto acabou não rendendo frutos e foi esquecido. 

load_js();

Fonte: Omelete // Alexandre Almeida

Veja também