FILMES NO CINEMA

Tudo o que você precisa saber antes de ver "Vidro", novo filme de Shyamalan

Publicado em 16/01/19 05:00

"Vidro", novo filme do cineasta M. Night Shyamalan, um especialista em viradas inesperadas de roteiro, chega aos cinemas nesta quinta-feira (17) cercado de mistérios e expectativa. Segundo o site Deadline, fãs e redes de cinema vêm se movimentando tanto que, em seu primeiro fim de semana em cartaz, o filme pode arrecadar US$ 75 milhões em bilheteria apenas nos Estados Unidos e Canadá, superando os US$ 60 milhões de "Sinais" (2002), melhor abertura do diretor.

Mas antes de comprar seu ingresso é preciso entender um pouco sobre o contexto da história e como ela começou, caso contrário a narrativa pode parecer um bicho de sete cabeças para os marinheiros de primeira viagem.

O filme é o terceiro e último capítulo da trilogia de Shyamalan conhecida como Eastrail 177, que teve início em "Corpo Fechado" (2000) e ganhou sua primeira continuação em "Fragmentado" (2016). Trata-se de um projeto extremamente pessoal do cineasta e uma grande homenagem ao universo dos heróis dos quadrinhos.

Veja abaixo o que já foi mostrado na história e o que precisa saber antes de ver o longa.

Antes de começar a ler, um aviso: apesar de não serem exatamente spoilers, uma vez que os filmes já foram lançados há mais de um ano, os parágrafos abaixo trazem informações importantes sobre as histórias, o que pode estragar a experiência de quem ainda não viu.

O que acontece no primeiro filme, "Corpo Fechado"?

Em "Corpo Fechado" conhecemos David Dunn (Bruce Willis), o único sobrevivente de um catastrófico acidente de trem, um homem que aparentemente, por algum mistério da natureza, não é capaz de se machucar nem de ficar doente, o que lhe deixa muito confuso.

Ele então conhece Elijah Price (Samuel L. Jackson), um homem preso a uma cadeira de rodas que tenta convencê-lo de que, na verdade, ele é um super-herói das HQs. Em um primeiro momento, a teoria é recebida com perplexidade, mas logo o personagem começa a se envolver com a possibilidade.

A sacada do filme

Com o desenrolar da história de "Corpo Fechado", descobrimos que Elijah, um sujeito fanático por quadrinhos, é um terrorista disfarçado cujo propósito de vida é ser o arqui-inimigo de David. Com o objetivo de encontrá-lo, ele planejou o acidente de trem e de diversos outros desastres fatais mencionados ao longo da história.

O vilão Elijah possui um problema congênito que deixa seus ossos extremamente frágeis e quebradiços. Por causa disso, ele assume a alcunha de um supervilão, o Sr. Vidro, seu antigo apelido de infância. O personagem é preso no fim da trama.

O que acontece no segundo filme, "Fragmentado"?

Aqui, o personagem principal é Kevin Crumb (James McAvoy), um jovem que possui 23 personalidades distintas, que consegue alternar quimicamente usando a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes em um estacionamento, e o terror psicológico se desenrola à medida que elas conhecem todas as facetas de Kevin, que também inclui mulheres.

Kevin então é tomado por uma 24ª personalidade, a Fera, que mata duas meninas e a psiquiatra Karen Fletcher. A personalidade, no entanto, poupa Casey (Anya Taylor-Joy), que, assim como Kevin, também havia sido vítima de abuso na infância. No embate com a jovem, Kevin é baleado, mas não morre.

A sacada do filme

No fim do filme, em uma cena em um restaurante, uma cliente vê a reportagem sobre a tragédia na televisão e repara que o caso é muito parecido com o de um "louco" que havia sido preso 15 anos antes.

Sentado do lado dela no balcão, David Dunn, o homem de corpo fechado, aparece e lembra a ela o nome do criminoso: "Sr. Vidro". Só nesse momento o espectador percebe que, na verdade, o filme é uma continuação de "Corpo Fechado".

O que esperar de "Vidro"?

Após a conclusão de "Fragmentado", Kevin passa a ser perseguido por David Dunn, o herói de "Corpo Fechado" que decide ir atrás de pessoas que possuem poderes sobre-humanos. Ele continua extremamente atormentado por sua condição e quer respostar. Daí tem-se início um jogo de gato e rato entre o homem inquebrável e a Fera, que é fortemente influenciado pela presença de Elijah Price.

Ele manipula os encontros entre eles e mantém os segredos sobre os dois, enquanto eles exploram e desenvolvem seus poderes. De onde eles vieram? Para onde vão? Quem é o verdadeiro vilão? Perguntas como essas prometem ser respondidas.

Fonte: UOL Cinemas // Leonardo Rodrigues

Veja também