FILMES NO CINEMA

'Trem-Bala': 5 motivos para assistir ao novo filme de Brad Pitt nos cinemas

Publicado em 05/08/22 05:00

Um trem parte de Tóquio, no Japão, e carrega passageiros com histórias incomuns. Durante o percurso, o destino dos viajantes se cruza, em uma trama recheada de suspense, ação e muitas, muitas piadas. "Trem-Bala", novo longa estrelado por Brad Pitt, apresenta o astro de Hollywood na pele do assassino de aluguel Joaninha (Ladybug).

Comprar ingresso

Apesar de ganhar a vida de maneira condenável, ele é um cara azarado e quase zen, que tenta concluir seus objetivos da forma mais pacífica possível. Contudo, ao ser recrutado para um novo trabalho, ele percebe que as coisas saíram do controle: a última missão de Joaninha o coloca em rota direta de colisão com adversários letais, vindos de todas as partes do globo.

window.uolads&&uolads.push({id:"magazine-cover"})

A produção é baseada no livro "Maria Beetle", do escritor japonês Kotaro Isaka. Dirigido por David Leitch, cineasta que, curiosamente, já atuou como dublê de Brad Pitt em filmes passados, "Trem-Bala" ainda traz Joey King, Aaron Taylor-Johnson, Brian Tyree Henry, Andrew Koji, Hiroyuki Sanada, Michael Shannon e Bad Bunny no elenco.

O filme chegou ontem aos cinemas do Brasil. Separamos cinco motivos para assistir ao longa nas telonas — e se divertir à beça:

Atuações na medida

Recentemente, Brad Pitt revelou que sua aposentadoria como ator estaria próxima de acontecer. Ele chegou a determinar um prazo, que findaria em menos de um ano, mas acabou voltando atrás sobre a declaração.

Com 58 anos de vida e uma carreira mais do que consolidada, Pitt entrega um de seus trabalhos mais honestos, despretensiosos e leves, além de realizar quase todas as cenas de ação sem o auxílio de dublês - talvez, por isso, seja tão gostoso assistir ao seu desempenho em cena.

Aaron Taylor-Johnson e Brian Tyree, que formam a dupla Tangerina e Limão, se destacam enquanto divertem, emocionam e tiram o fôlego da audiência nos momentos em que contracenam juntos.

Bad Bunny interpreta Lobo no longa 'Trem-Bala'
Imagem: Divulgação/Scott Garfield

Referências únicas

David Leitch também dirigiu "Deadpool 2" (2018), e o humor "non-sense" característico do personagem, com pitadas de violência, está mais que presente em "Trem-Bala".

A sangria e o gore de Tarantino, bem como sua adorada narrativa não linear, são marcantes no filme, e Leitch certamente admira o histórico do colega de profissão. A galhofa homogênea do longa chega a referenciar os escritos de Agatha Christie e a série animada "Thomas e Seus Amigos" de forma assertiva - por mais inusitado que isso possa parecer.

Passeio imersivo nas telonas

Se tratando de uma comédia, é óbvio que hipérboles, excessos e adaptações caricatas marcam a maioria dos diálogos e cenários da produção. Contudo, ainda assim, Leitch foi capaz de transportar o espectador para dentro de um trem-bala japonês com um certo rigor realístico: acomodações luxuosas e vagões estilizados estão lá, preenchendo a tela com uma estética e fotografia bastante agradáveis.

Durante as pesquisas feitas por Leitch e sua equipe, eles observaram um trem com a temática dos "Pokémon", famosos pelas animações e jogos eletrônicos japoneses. A partir daí, a produção construiu um vagão especialmente para a Momomon, mascote inspirada nos monstrinhos e criada para o filme. Antes mesmo de sua estreia nos cinemas, o perfil oficial da personagem já conta com mais de 200 mil curtidas no Tik Tok.

Trilha sonora saudosista

Bee Gees, Bonnie Tyler e outros ícones do pop ajudam o filme a encorpar seu estilo próprio. As músicas "Stayin' Alive" e "Holding Out For A Hero" ganham versões em outras línguas, como o espanhol e o japonês, e ditam o ritmo de algumas das cenas mais importantes da trama.

Participações especiais

Obviamente, evitaremos spoilers por aqui, mas as aparições surpresas de "Trem-Bala" são um capítulo à parte do filme.

Com nomes que marcaram a carreira de Leitch e Pitt, os fãs da dupla serão surpreendidos por mais de uma vez. Para avaliarmos o peso de tais participações, Keanu Reeves (que trabalhou com Leitch em "John Wick") quase foi um dos que esteve presente no longa - e garantimos: quem de fato aparece, está à altura da estrela de "Matrix".

"Trem-Bala" chega aos cinemas nesta quinta-feira, e os ingressos para o longa já estão disponíveis. Garanta o melhor lugar na sessão por meio do nosso site ou app.

Fonte: UOL Cinemas // Mariana Assumpção

Veja também