FILMES NO CINEMA

Perfil do TikTok faz 'missão impossível' e imita rosto de Tom Cruise

Publicado em 03/03/21 15:00

Parece uma "missão impossível" clonar um ator igualmente ele é — apesar dos avanços científicos na genética. Mas foi o que um perfil no TikTok fez com ninguém menos que o astro Tom Cruise.

A conta "deeptomcruise" fez um série de vídeos com o protagonista da franquia "Missão impossível" jogando golfe, fazendo um truque de mágica e escorregando. O rosto é o mesmo e até o jeito e a postura.

Mas como é ele se não é ele de verdade?

O segredo vem da "deepfake". A ferramenta usa o rosto das pessoas para criar situações em que não são elas e de uma maneira quase perfeita. Aqui no Brasil, o influencer Bruno Sartori é conhecido por usar deepfake em sátiras.

A ferramenta vem sendo analisada com atenção: ela exige um conhecimento técnico de programação, mas há o temor de ela se propagar e se aliar nos discursos negacionistas de notícias falas.

O especialista Henry Ajder foi ouvido pelo Times e colocou a produção feita com o astro como um dos cinco melhores do mundo no quesito de parecer com a realidade.

Os vídeos do "falso Tom Cruise" foram excluídos da plataforma. O perfil continua ativo com mais de 380 mil seguidores e mais de 1 milhão de interações.

O ator, de pele, osso e beleza, está gravando o sétimo filme de "Missão Impossível". Quem sabe não vem mais sete pela frente com o uso da deepfake, né?

Tom Cruise em "Missão: Impossível - Efeito Fallout" (2018)
Imagem: Divulgação

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também