FILMES NO CINEMA

Terence Hill, o astro do 'western spaghetti', faz 80 anos

Publicado em 28/03/19 16:00

O ator italiano Mario Girotti, mais conhecido como Terence Hill, astro do 'spaghetti western' nos anos 70, juntamente com Bud Spencer, celebra nesta sexta-feira 80 anos ainda em primeiro plano graças ao seu papel no serial Don Matteo, um padre que investiga crimes.

Ao lado de Spencer, Hill estrelou por anos filmes divertidos ambientados em um Velho Oeste todo inventado. "Nunca fomos substituídos porque foi um encontro mágico, que funcionava e nunca soubemos explicar o porquê", declarou Hill em entrevista sobre a parceria de anos, para a qual usaram pseudônimos anglo-saxões.

Spencer, que morreu em 2016, e Hill alcançaram muitos sucessos em todo o mundo desde que lançaram o filme "Lo chiamavano Trinità" ("Trinity é o Meu Nome") em 1970. "Toda vez que entrava em cena com Bud, me transformava e acredito que isso também acontecia com ele", comentou.

Aos 80 anos, Terence Hill ainda tem o mesmo olhar tranquilo transmitido por seus olhos azuis e sorriso malicioso do caubói audacioso que o caracterizavam nas 19 comédias cheias de lutas que estrelou com Spencer.

Nascido em Veneza em 29 de março de 1939, de mãe alemã e pai italiano, o jovem Mario Girotti passou seus primeiros anos na Saxônia antes de se estabelecer ao fim da Segunda Guerra Mundial na Umbria, a região da família de seu pai, no centro da península. Já em Roma com sua família, com apenas 12 anos, iniciou sua carreira com o cineasta italiano Dino Risi que lhe ofereceu um papel no filme "Vacanze col gangster".

Ele estudou Literatura na Universidade de Roma por três anos, após os quais decidiu fazer aulas de atuação no Actors Studio nos Estados Unidos. Reecebeu seus primeiros papéis sob a direção de Mauro Bolognini e Vittorio De Sica.

Em 1963, sua carreira tomou um rumo decisivo graças ao mestre Luchino Visconti, que o contratou para um pequeno papel no lendário filme "Il gattopardo" ("O Leopardo"), com Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale. Depois de passar vários anos na Alemanha, o ator filmou "Dio Perdona... Io No!" ("Deus perdoa... Eu não!", 1967), onde conheceu sua futura esposa, a atriz americana de origem alemã Lori Zwicklbauer, e seu compatriota Carlo Pedersoli, o verdadeiro nome de Spencer, seu companheiro de chapa.

Socos e feijões

Bud Spencer e Terence Hill Imagem: Reprodução

"Fui para substituir um ator que tinha lesionado um pé. Cheguei ao set, onde tínhamos que brigar, e foi durante essa cena que Bud inventou o golpe do punho de cima para baixo, como martelando a cabeça, que ninguém tinha visto em um filme", lembrou Terence Hill. "Nosso relacionamento nasceu naquela época, foi crescendo e nós nunca brigamos", conta o ator, que já trabalhou em 80 filmes, de acordo com a sua filmografia.

Com seus nomes hollywoodianos, Bud Spencer e Terence Hill conquistaram o público e, graças a esses filmes de grande bilheteria, tornaram-se amigos inseparáveis.

Terence Hill também participou de trinta filmes solo, incluindo "O Meu Nome É Ninguém" (1973) com Henry Fonda e dirigiu outros, entre eles "Lucky Luke" (1991).

Depois de um hiato de 10 anos devido a uma depressão após a morte de seu filho adotivo em um acidente de carro, Terence Hill retornou em 2000 para estrelar a série de TV italiana "Don Matteo", na qual interpretou um padre de uma pequena cidade italiana que investiga crimes. A série de sucesso foi exportada para a América Latina, França e Alemanha.

Em 2018, ele voltou aos cinemas como ator e diretor com "Meu nome é Thomas", um filme rodado em Almeria, onde conheceu seu velho amigo Bud há 50 anos.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também