FILMES NO CINEMA

Superman | James Gunn defende mudança polêmica na origem do herói

Publicado em 15/07/25 18:00

Superman chegou aos cinemas e trouxe com sua estreia uma importante mudança na origem do herói, mais precisamente envolvendo seus pais biológicos. E o diretor James Gunn tem uma defesa para esta situação. Atenção, pois trataremos de spoilers a seguir!

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

A mudança envolve Jor-El (Bradley Cooper), pai do Superman. Em sua mensagem completa gravada para o filho, recuperada por Lex Luthor (Nicholas Hoult), Jor-El diz que Kal-El precisa dominar a Terra e tomar várias mulheres como suas esposas e reprodutoras, para repovoar o planeta e reconstruir Krypton. Normalmente, nos quadrinhos, Jor-El tem uma missão de paz e indica que seu filho seja um líder benevolente entre os humanos. Gunn defende este tipo de mudança e aponta sua importância.

"Sou um grande fã do Superman, então, antes de tudo, tive que confiar em mim mesmo para honrar as partes do Superman que precisávamos manter", explicou Gunn sobre a mudança ao IGN. "E também me permitir fazer mudanças onde elas pudessem funcionar e não fossem contrárias à integridade do personagem. Então, acho que isso foi [...] simplesmente lidar com a possibilidade de mudar parte da história de uma forma que fosse interessante para o Universo DC, mas que não fosse [algo] que fosse contrário à identidade do Superman. E isso já foi explorado nos quadrinhos antes", complementou o diretor.

Assim, temos uma versão, até então, inédita de Jor-El nos cinemas, com objetivos muito mais sombrios para a Terra.

load_js();

Tudo sobre Superman

Com David Corenswet (Pearl) no papel título, o elenco de Superman conta com Rachel Brosnahan (A Maravilhosa Sra. Maisel) como Lois Lane; Nicholas Hoult (Nosferatu) como Lex Luthor; Skyler Gisondo (Licorice Pizza) como Jimmy Olsen e Wendell Pierce (The Wire) como Perry White, editor-chefe do Planeta Diário.

Crítica: Superman inicia nova era de super-heróis Por que Superman é o filme de herói mais político em anos Superman tem quantas cenas pós-créditos? 5 formas como Superman prepara o DCU
Outros personagens da DC estarão no filme. Nathan Fillion interpreta o Lanterna Verde Guy Gardner, Isabela Merced será Mulher-Gavião, Edi Gathegi fará o Sr. Incrível e Anthony Carrigan está no papel de Metamorfo. Além destes, o filme tem María Gabriela De Faria como a Engenheira, personagem que depois aparecerá no grupo The Authority, que terá seu próprio filme. É esperado também que a Supergirl de Milly Alcock tenha uma ponta no filme.
Um Dia com Superman: Entrevistamos David Corenswet Direto do set de Superman | Como James Gunn me fez acreditar no seu filme
James Gunn é o roteirista e diretor do novo Superman, que terá história focada num Clark Kent mais jovem, logo depois de deixar Smallville, e nos primeiros dias como repórter na cidade de Metrópoles. Paralelo ao começo de sua carreira profissional, ele também dá os passos iniciais como Superman. O filme, porém, não é uma história de origem, então não veremos Krypton explodindo ou os Kents o descobrindo.
Superman com ou sem cueca? Conheça o dilema que dividiu os bastidores do filme Supergirl | Por que James Gunn mudou os planos do DCU após ler o roteiro
Gunn é, além de roteirista e diretor do novo Superman, o novo chefão da DC, e supervisionará e produzirá todas as produções do novo universo de heróis adaptados dos quadrinhos, incluindo a série Lanternas, o filme Supergirl e o futuro Batman: The Brave and the Bold. Vale lembrar ainda que a saga Batman de Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson não faz parte do universo compartilhado, mesmo que Gunn confirme que já houve conversas sobre a possibilidade.
 
Prime Video: assine grátis por 30 dias
Já em cartaz nos cinemas, Superman é o primeiro filme do novo DCU. A cronologia da franquia começou oficialmente, no entanto, com a série animada Comando das Criaturas, já disponível na HBO Max.

Fonte: Omelete // Felipe Vinha

Veja também