Occupied City | Steve McQueen defende documentário de mais de quatro horas

Publicado em 09/02/24 18:00

O diretor e vencedor do Oscar Steve McQueen (12 Anos de Escravidão) defendeu a duração de seu documentário Occupied City, que tem mais de quatro horas de duração. (via GamesRadar+).

O filme mostra a ocupação nazista de Amsterdã e explora as diferenças entre a cidade atualmente e o passado durante a Segunda Guerra Mundial. Filmado em 2020, o longa combina cenas da cidade durante a pandemia enquanto uma narração detalha a ocupação.

McQueen explicou que filmou material suficiente para uma versão de 36 horas do documentário. "A duração do filme não é um impedimento”, disse ele. "O que acontece é que este assunto nos pede para olharmos para ele desta forma. Este não poderia ser um filme de uma hora e meia. Na verdade, seria um desserviço a ele."

Bianca Stigter, cineasta e parceira de McQueen concordou, acrescentando que isso aumenta o impacto pretendido do filme. “Acho que o material e a forma como foi feito exigem esse tipo de duração”, diz ela. "Não é algo rápido, é algo profundo pelo qual você pode realmente se deixar dominar."

Occupied City ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.